Marcelo Vaz Representa a Polícia Civil RS na 5ª Edição do Combate Tático Desarmado em Balneário Camboriú
O comissário de polícia Marcelo Vaz, lotado na Central de Volantes em Porto Alegre e filiado à UGEIRM desde 2012, participou da 5ª edição do Combate Tático Desarmado, o maior evento de combate policial do mundo. Realizado em Balneário Camboriú, o evento de caráter internacional reuniu os melhores atletas da segurança pública, incluindo brasileiros, americanos e argentinos, além de representantes de elite, como um policial da SWAT de Nova York e um militar da Força Aérea dos Estados Unidos. A competição foi transmitida para mais de 70 países, destacando-se no cenário mundial.
O Combate Tático Desarmado é um evento exclusivo para operadores de segurança pública e simula situações de confronto real, onde o policial precisa enfrentar fisicamente um suspeito em um ambiente controlado. Os combates ocorrem em uma arena com terra e pedras no formato de pit cage, uma estrutura com paredes de tatame nas laterais, que impede os atletas de saírem da área de luta. Os participantes competem usando calça tática, coturno e rashguard do evento, seguindo regras semelhantes às do jiu-jitsu.
Marcelo Vaz, campeão da 4ª edição do Grand Prix do evento, onde venceu todas as três lutas em um único dia para se consagrar vencedor, voltou à arena para disputar a luta principal da 5ª edição. O combate foi pelo cinturão contra Bonfante, policial militar de Santa Catarina, tricampeão do evento. Em uma luta acirrada e muito disputada, Bonfante levou a melhor, vencendo por pontos (2×0). Apesar de ter dominado e pressionado o adversário durante toda a luta, Marcelo não conseguiu pontuar e o resultado foi decidido pelos dois pontos sofridos logo no início do combate.
Determinado a trazer o cinturão para o Rio Grande do Sul, Marcelo Vaz já iniciou sua preparação para a próxima edição. “Tenho certeza de que voltarei ainda mais forte e preparado”, afirmou o atleta. Ele destaca a importância do evento não apenas para a valorização dos esportes como judô e jiu-jitsu, mas também para a preparação física e técnica dos policiais. “É fundamental estarmos preparados para operar da melhor forma possível, defendendo a sociedade e garantindo que todos os operadores de segurança pública voltem para casa ao final do dia.”
Marcelo Vaz aproveitou para parabenizar o criador do evento, Juliano Ninja, e todos que contribuem para a realização do Combate Tático Desarmado, além de reconhecer o empenho de todos os colegas da segurança pública que participaram da competição.
O Combate Tático Desarmado é uma prova de que a força, a técnica e a dedicação dos operadores de segurança pública fazem a diferença, tanto dentro das arenas de combate quanto nas ruas, protegendo a sociedade.