Reunião da Frente dos Servidores Públicos organiza a luta pela revisão geral dos salários
A UGEIRM participou, na manhã desta quinta-feira (13), da reunião da Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP/RS) que debateu, entre outros assuntos, a situação do serviço público e a organização da luta pela revisão geral dos salários dos Servidores Públicos Estaduais. Além da UGEIRM, estavam presentes os (as) representantes do CPERS, SINDICAIXA, SINDJUS, AFOCEFE, APROJUS e SINDSEPE.
A necessidade de aprofundar a unidade dos servidores públicos estaduais foi a tônica da reunião. A avaliação consensual da reunião de que o governo Eduardo Leite vem acirrando os ataques aos servidores estaduais e que é essencial a unidade das diversas categorias, na resposta a esses ataques. O que assistimos no nosso estado, é um verdadeiro desmonte das estruturas do serviço público, um exemplo é a situação deplorável das escolas públicas e das Delegacias e prédios da Polícia Civil, como vimos no caso dos incêndios no DEIC e da situação do prédio da DEAM de Porto Alegre. Também foi citado o descumprimento dos investimentos mínimos em saúde e educação no RS, o que demostra o descompromisso do governo Eduardo Leite com o serviço público do nosso estado.
Diante dessa situação, as entidades avaliaram como fundamental a retomada da luta unificada pela revisão geral salários do funcionalismo público estadual, com a exigência da reposição da inflação, e uma grande campanha de denúncia do sucateamento do serviço público do estado. Uma primeira iniciativa, é um pedido de audiências com o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT/RS), e com o Líder do Governo, deputado Frederico Antunes, para a apresentação da pauta da Frente dos Servidores Públicos. Além disso, as entidades organizarão atos públicos, denunciando a situação de abandono da estrutura dos serviços públicos, como as escolas do nosso estado e as Delegacias de Polícia.