Outras Notícias

Sessão Solene da Assembleia Legislativa homenageia uma das criadoras da Patrulha Maria da Penha

A Assembleia Legislativa realizou, nesta quarta-feira (06), uma Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Durante a Sessão, foi entregue o Troféu Mulher Cidadã 2024 a 11 mulheres indicadas por deputadas representando as suas bancadas no parlamento. Entre as homenageadas, está o nome de Raquel Arruda Gomes que foi indicada pela deputada Stella Farias (PT).

Raquel Arruda foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança, durante o Governo Tarso Genro. Nos quatro anos em que trabalhou na Secretaria de Segurança, Raquel foi central para a implementação de políticas fundamentais para o combate à violência contra as mulheres no nosso estado. Entre essas políticas, se destaca a criação e implementação da Patrulha Maria da Penha no Rio Grande do Sul. Essa política foi pioneira em nosso país, sendo, posteriormente, reproduzida em praticamente todos os estados do Brasil.

Além da Patrulha Maria da Penha, Raquel Arruda também ajudou a implementar, no nosso estado, o registro estatístico dos casos de violência contra as mulheres que, até aquele momento, inexistiam no Rio Grande do Sul. Com isso, foi possível a elaboração de políticas específicas na área da segurança pública, para combater diretamente a violência contra as mulheres. É importante também registrar que, durante a atuação de Raquel na Secretaria da Segurança Pública, foram abertas onze Delegacias Especializada de Atendimento às Mulheres (DEAM). Para termos uma ideia da importância desses números, hoje temos 21 DEAMs no estado, ou seja, mais da metade dessas delegacias foram inauguradas durante a passagem de Raquel Arruda pela SSP/RS.

A Vice-presidente da UGEIRM, Neiva Carla Back, que estava presente na Solenidade, destaca a importância dessa homenagem: “é muito importante que as políticas de combate à violência contra a mulher na área da Segurança Pública, sejam lembradas e valorizadas. A escolha da Dra. Raquel Arruda para receber esse prêmio, representa políticas vitoriosas que são fundamentais para o trabalho cotidiano dos (as) Policiais Civis de combate à violência contra as mulheres. A criação da Patrulha Maria da Penha deve ser lembrada e saudada, pelo seu pioneirismo e eficiência. Além disso, ela deve servir de exemplo para criação de novas políticas e a ampliação das políticas já existentes”.

Veja, abaixo, as onze mulheres homenageadas com o Troféu Mulher Cidadã 2024

– Raquel Arruda Gomes (criadora da Patrulha Maria da Penha) – indicada pela deputada Stela Farias (PT);

– Helena Bonumá (ex-vereadora de Porto Alegre) – indicada pela deputada Sofia Cavedon (PT);

– Custódia Bergues da Silva (ex-prefeita de Cidreira) – indicada pela deputada Kelly Moraes (PL);

– Bibiana Beck Menezes (capitã da Brigada Militar) – indicada pela deputada Eliana Bayer (Republicanos);

– Zélia Marilene Borges Gomes (professora) – indicada pela deputada Luciana Genro (PSOL);

– Eunice Duarte Neves de Barcellos (professora) – indicada pela deputada Patrícia Alba (MDB);

– Alexandra Ribeiro Bini (empresária e tradicionalista) – indicada pela deputada Silvana Covatti (PP);

– Maurien Helena Randon Barbosa (empresária) – indicada pela deputada delegada Nadine Anflor (PSDB);

– Rita de Cássia Della Giustina de Oliveira (professora e vereadora de Sapiranga) – indicada pela deputada Laura Sito (PT);

– Fabiane Dutra Oliveira (publicitária) – indicada pela deputada Bruna Rodrigues (PcdoB);

– Luciana Medina (jornalista) – indicada pela deputada Adriana Lara (PL).