UGEIRM envia ofício ao Secretário de Segurança cobrando a antecipação do reajuste e a publicação das Promoções
A direção da UGEIRM enviou, no início da semana, um Ofício ao Secretário da Segurança Pública solicitando providências em relação a dois temas de grande importância para a categoria: a antecipação da primeira parcela do reajuste da Segurança Pública e a publicação das Promoções da Polícia Civil até o mês de dezembro deste ano.
Em relação às Promoções, a direção da UGEIRM reafirma a necessidade da publicação das mesmas ainda nesse ano, como uma forma de reconhecimento ao trabalho de excelência executado pela Polícia Civil. Esse trabalho é responsável pelas sucessivas quedas nos índices de violência no nosso estado. Além disso, a publicação das Promoções seria mais uma medida no sentido de diminuir o número de exonerações verificadas na Polícia Civil nesse ano. No Ofício, a direção do sindicato solicita que a Secretaria de Segurança faça uma previsão da data de publicação das Promoções e sinalize um compromisso com a publicação ainda nesse ano.
Em um outro ofício encaminhado à Secretaria de Segurança Pública, a UGEIRM também solicita a abertura de vagas para promoção por antiguidade de 247 agentes de 1ª para 2ª Classe, que concluíram o estágio probatório em setembro de 2024. No documento, a direção do sindicato argumenta que “esses 247 policiais estão na linha de frente e são responsáveis pela queda histórica nos indicadores criminais, trabalhando para a elucidação e para a redução dos crimes contra a vida, crimes violentos contra o patrimônio e crimes no campo, dentre tantos outros”, não se justificando que os mesmos não sejam contemplados na lista de promoções.
A Segunda Vice-presidente da UGEIRM, Neiva Carla Back, destaca que “é inadmissível que entraves burocráticos, sejam responsáveis por uma injustiça como essa. A Polícia Civil é a única categoria da segurança pública que ainda segue essa regra anacrônica e injusta. Esses policiais civis não podem sofrer tal discriminação, pois já estão no pleno exercício das suas funções, sendo fundamentais para o funcionamento da nossa Instituição. Se as Promoções são uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho executado pelos policiais civis, não existe argumento que justifique essa discriminação”, encerra Neiva Carla.
Quanto à antecipação do reajuste da Segurança Pública, a direção do sindicato lembra que essa é uma promessa do governo, feita durante a votação do projeto na Assembleia Legislativa. Porém, a antecipação não foi concretizada pelo fato de o governo não ter cumprido as exigências documentais e burocráticas, necessárias para que o Ministério da Fazenda incluísse a antecipação nas exceções previstas no Decreto de Emergência Pública referente às enchentes de maio. O Sindicato solicitou que o Secretário intervenha junto à administração, no sentido de superar os trâmites burocráticos necessários para a autorização da antecipação da primeira parcela do reajuste da segurança pública, possibilitando o pagamento ainda nesse ano.
Veja os dois ofícios encaminhados ao Secretário de Segurança