Outras Notícias

UGEIRM pede contratação de empresas especializadas para limpeza e reconstituição de Delegacias atingidas pelas enchentes

A direção da UGEIRM enviou, nesta sexta-feira (24), um Ofício ao Secretário de Segurança Pública, Delegado Sandro Caron, e ao Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré, solicitando a contratação de empresas especializadas, para a execução dos serviços de limpeza, descontaminação, higienização e reconstrução da infraestrutura das Delegacias de Polícia atingidas pelas enchentes.

O sindicato argumenta que tanto os serviços de limpeza e descontaminação, quanto o trabalho de reconstituição da infraestrutura das Delegacias, são trabalhos que devem ser executados com toda a segurança, por profissionais especializados. A alocação de policiais civis para a execução desses serviços colocará em risco a saúde desses servidores, que são fundamentais para o enfrentamento do momento pós-enchentes, que demandará um grande esforço de todas as forças de segurança do estado.

Além disso, a UGEIRM exige que as delegacias de polícia que foram atingidas pelas enchentes, só voltem a ser ocupadas após uma vistoria que ateste a recuperação total de toda a infraestrutura dos prédios, com a higienização e desinfecção dos locais e a reconstituição das redes elétricas, hidráulicas e de dados das delegacias e departamentos. No caso das Delegacias que apresentam risco estrutural, com a DPPA de Lageado que já foi atingida mais de uma vez pelas enchentes, o sindicato solicita que elas não voltem a ser ocupadas, com a realocação dos policiais em outro prédio, que tenha totais condições de uso e a salvo de novas enchentes. Conforme reportagem de GZH, a Polícia Civil teve ao menos 29 estruturas afetadas pelas enchentes no estado. É fundamental que esses locais só voltem a ser utilizados, com a garantia de total segurança para os policiais civis.

Foto: Sede do Deic na Avenida das Indústrias foi destruída (Divulgação PC/RS)