UGEIRM participa de homenagem aos 40 anos da Divisão de Saúde da Polícia Civil

A atividade, que aconteceu na última quarta-feira (23), foi uma iniciativa de um grupo formado por servidores (as) aposentados (as) da Divisão de Saúde. Após um período em que conviveram intensamente na DSA, onde estabeleceram uma relação de muita amizade e afeto, esses (as) servidores, ao trocarem fotos e registros, se deram conta que a DSA completaria, no mês de setembro, 40 anos de existência. A partir dessa constatação decidiram realizar uma homenagem para marcar a data. Foi formada, então, uma Comissão integrada pelas servidoras Lisiane Castro, Lisiane Paganotto, Maria Leonor Velasque e Rosemery Paixão, que organizaram a atividade da última quarta-feira.

A homenagem, devido às restrições decorrentes da Pandemia da Covid-19, foi simbólica, contando com a participação, além das integrantes da Comissão, da diretora do DAP, Delegada Elisangela Piccoli de Bastianida, da atual Diretora da DSA, Luciana Muniz Caon, da Ex-diretora, Daniela Duarte Capoani, das atuais representantes Miriam Lerner e Roseneide Zachello e da vice-presidente da UGEIRM, Neiva Carla. Na ocasião, foi lido um texto relatando a história da DSA e a sua importância para a saúde dos (as) Policiais Civis gaúchos (as).

Veja, abaixo, a íntegra do texto:

40 ANOS DO SERVIÇO DE SAÚDE DA POLÍCIA CÍVIL DO RS

É com grande satisfação que junto à POLÍCIA CIVIL DO RS comemoramos os quarenta anos de um feito significativo: a criação de um serviço preocupado com a Assistência Social e a Saúde dos Policiais Civis.

Em 12 de setembro de 1980, foi criada a Assessoria Assistencial, pelo então Chefe de Polícia, Delegado de Polícia Luiz Carlos Carvalho da Rocha, baseado no “Plano Básico da Assistência Global e Integrada”, de autoria do Professor Phenício Buchabqui, cujo objetivo era a prestação de assistência aos servidores policiais da Capital, através de uma equipe composta de técnicos das áreas médica, psicologia, psiquiatria, enfermagem, serviço social, orientação educacional e profissional, sociologia e área jurídica.

Em outubro de 1988 passa a ser denominado Serviço de Assistência Social (SAS), contando com ampliação da equipe técnica e agregando um trabalho, voltado a prevenção em saúde.

Em razão da crescente demanda dos atendimentos clínicos, no ano de 1992, foi criada a Policlínica.

Tornou-se cada vez mais necessário, que a atenção à saúde fosse um tema desenvolvido desde o início da formação do Policial Civil, e assim foi incluída uma disciplina específica sobre os cuidados com a saúde no currículo dos cursos de formação realizados pela Acadepol.

Diante do desenvolvimento das atividades, o SAS passa a ter uma estrutura consolidada, com equipe técnica especializada, contando aproximadamente com mais de cinquenta servidores no atendimento aos Policias Civis do Rio Grande do Sul – ativos, inativos, bem como seus familiares.

Em 17 de dezembro de 2014, através de Decreto, se consolida como uma Divisão de Saúde, vinculada ao Departamento de Administração Policial (DSA/DAP).

Ao longo desses 40 anos, com a dedicação e trabalho de seus servidores, colaboradores e entidades de classe, a Divisão de Saúde, concretiza o sonho de ter uma sede própria, idealizado por sua equipe como uma ação do planejamento estratégico contando com serviços unificados e integrados, junto ao Palácio da Polícia.

Desejamos que a DSA possa conquistar espaços ainda maiores, transformando-se em uma referência nacional no atendimento aos Policiais Civis e demais beneficiários.

Agradecemos a oportunidade de termos servido a essa valiosa Instituição, lembrando que nossa dedicação e ações sempre pautaram prioritariamente a prevenção e a promoção da saúde integral dos trabalhadores da Policial Civil.

Servidores aposentados da Divisão de Saúde (DSA).