Outras Notícias

Governador anuncia local da nova sede da Secretaria de Segurança Pública

Em pronunciamento na manhã da terça-feira (18), o Governador Ranolfo Vieira Júnior anunciou o local da nova sede da Secretaria de Segurança Pública do estado. A pasta ficará sediada onde atualmente é o Foro Regional do 4º Distrito, na avenida Pernambuco, 649, bairro Navegantes, zona norte da capital. A mudança deve começar em dezembro deste ano.

O local foi definido a partir de uma permuta realizada entre o governo do estado e o Tribunal de Justiça do RS (TJ/RS). O Governo cedeu o terreno onde estava previsto ser erguido o novo prédio da SSP, na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, bairro Praia de Belas, avaliado em R$ 90 milhões e em troca recebeu o edifício do Foro do 4º Distrito mais o valor de R$ 50 milhões. O prédio foi inaugurado há 11 anos, tem oito andares, quatro elevadores, área total de 4.730,16 metros quadrados e tem um prédio de estacionamento. As demandas do Foro do 4º Distrito serão atendidas provisoriamente no Foro Central, explicou a presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira.

A mudança da SSP se dá em razão do incêndio na então sede da pasta, em 14 de julho de 2021, na rua Voluntários da Pátria, próxima à rodoviária de Porto Alegre. No combate às chamas, dois bombeiros morreram: o tenente Deroci de Almeida da Costa e o sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós. Desde então, a SSP está com sede provisória no Centro de Treinamento da Procergs, na rua Mário Totta, no bairro Tristeza, zona sul da capital.

Procuradoria Geral do Estado (PGE) também terá novo prédio

Durante o evento no Palácio Piratini também foi comunicado que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) terá sua nova sede edificada no complexo do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), no bairro Praia de Belas, na capital. A obra será custeada pelos valores decorrentes da permuta junto ao TJRS e da permuta do terreno da antiga sede da SSP que sofreu incêndio.

Além do governador Ranolfo, o termo de cooperação técnica foi assinado pelas seguintes autoridades: desembargadora Iris Helena; procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles; procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; secretário da SSP, Vanius Santarosa; secretário da Fazenda, Leonardo Busatto; e secretária adjunto de Planejamento, Governança e Gestão, Izabel Matte.

Fonte: Lucas Barroso, Ascom PGE e Ascom SSP