Outras Notícias

UGEIRM reúne com OAB/RS para tratar das exonerações na Polícia Civil e da campanha por uma auditoria nas isenções fiscais

A direção da UGEIRM reuniu, nesta quarta-feira (16), com o Presidente da seccional gaúcha da OAB (Organização dos Advogados do Brasil), Leonardo Lamachia, para tratar de temas de extrema relevância para os policiais civis gaúchos, como a campanha por auditoria nas isenções fiscais e a explosão de exonerações na polícia civil.

Na reunião, o Vice-presidente da UGEIRM, Fabio Castro, solicitou ao Presidente da OAB/RS o apoio à Campanha por uma auditoria nas Isenções Fiscais concedidas pelo Governo Eduardo Leite. O Vice-presidente da UGEIRM explicou os objetivos da campanha e a importância da auditoria, para que a sociedade do nosso estado tenha acesso aos números reais que o governo abre mão de arrecadar e os benefícios decorrentes dessas renúncias fiscais (clique aqui e veja o ofício encaminhado pela UGEIRM). O Presidente da OAB/RS reconheceu a importância da campanha e a necessidade da transparência nas isenções fiscais. Leonardo Lamachia ressaltou que não é contrário, por princípio, à concessão de isenções fiscais como forma de estimular o crescimento econômico e a criação de emprego. Porém, concorda com a direção da UGEIRM sobre a necessidade de transparência nas concessões dessas isenções fiscais, até como uma forma de corrigir possíveis desvios e aprimorando as políticas atuais de concessões de isenções fiscais, implementadas pelo governo Eduardo Leite.

Na questão da explosão das exonerações na Polícia Civil (clique aqui e veja o ofício encaminhado pela UGEIRM), o Vice-presidente da UGEIRM apresentou os números que demonstram um crescimento alarmante no número de exonerações e, também, o grande crescimento nos pedidos de aposentadoria. Fabio Castro destacou que as exonerações são apenas a ponta de um iceberg, que coloca em risco o excelente trabalho que os policiais civis vêm executando, no combate à violência no nosso estado. As péssimas condições de trabalho, o absurdo arrocho salarial dos últimos seis anos, o assédio moral na instituição e o próprio déficit de pessoal, que é agravado pelas exonerações, são os verdadeiros problemas que têm assolado a Polícia Civil. A explosão das exonerações é uma mera consequência desses graves problemas. Após a exposição, o Vice-presidente da UGEIRM pediu o apoio da OAB/RS, para sensibilizar o governo do estado e a própria população para o grave momento por que passa a nossa Instituição. Fabio lembrou a participação da OAB/RS na grande e vitoriosa luta da UGEIRM pela retirada dos presos das carceragens das delegacias do nosso estado e solicitou, à presidência da OAB/RS, a retomada dessa parceria entre as entidades.

O Presidente da OAB/RS destacou a extrema importância da valorização dos policiais civis, até como uma prevenção para que os avanços alcançados na diminuição dos índices de criminalidade no nosso estado, não sejam colocados em risco. Leonardo Lamachia se dispôs a interceder junto ao governo do estado, no sentido de que haja uma verdadeira negociação das pautas da categoria, para que ocorra uma valorização salarial e uma melhora nas condições de trabalho, que estanque as exonerações na Instituição. O Presidente da OAB/RS também se comprometeu em criar um Grupo de Trabalho da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública da OAB/RS, com o intuito de debater e propor soluções para os problemas apresentados pela UGEIRM.

Além do Vice-presidente da UGEIRM e do Presidente da OAB/RS, também participaram da reunião os (as) representantes da UGEIRM, Stephannie Carus Weydt, Dionísia Graciela Vaz Machado e Jones Talai da Rosa Mendes.