Trabalhadores protestam contra Pacote do Sartori e PEC 55 nesta sexta (25)

sartori_salarioNesta sexta-feira (25), as Centrais Sindicais e os servidores estaduais realizarão uma série de protestos contra o Pacote de Maldades do governo Sartori e contra a PEC 55, que congela investimentos públicos durante os próximos 20 anos.

Durante o período da tarde, os servidores estaduais estarão concentrados na Praça da Matriz, protestando contra o Pacote de Maldades do governo Sartori/PMDB. De lá, os servidores partirão, às 18 horas, para a Esquina Democrática no Centro de Porto Alegre. Neste local os trabalhadores e estudantes vão protestar contra a PEC 55 apresentada pelo governo de Michel Temer (PMDB) e o Pacote de maldades do governador José Ivo Sartori (PMDB). A mobilização está sendo promovida por vários movimentos sociais, sindicatos de servidores públicos estaduais e Centrais Sindicais. Atos regionais também estão sendo organizados no interior gaúcho.

A PEC 55, aprovada omo PEC 241 na Câmara dos Deputados, tramita no Senado e representa um congelamento por 20 anos dos investimentos sociais, comprometendo as despesas em saúde e educação, dentre outras.

Na mesma linha de desmonte do estado e ataque aos direitos, Sartori anunciou um Pacote que além de extinguir fundações, demitir servidores e privatizar a empresas públicas, confisca metade do décimo-terceiro e institucionaliza o atraso do pagamento de salários dos servidores, dentre outras medidas que visam retirar vários direitos dos servidores e enfraquecem os serviços públicos.