Sartori confisca Décimo Terceiro e ataca direitos dos policiais

Anúncio Governo do EstadoO governo anunciou, nesta segunda-feira (21), o Pacote de Maldades que atinge diretamente os policiais gaúchos. Inspirado nas medidas tomadas pelo governo do Rio de Janeiro, Sartori faz um dos maiores ataques ao serviço público da história do Rio Grande do Sul.

Sartori acusa servidores de incompetentes e ineficientes

No anúncio das medidas, Sartori/PMDB classificou o serviço público gaúcho como ultrapassado, ineficiente, defasado, incompetente e que se retroalimenta. É isso que o governador pensa dos servidores que trabalham e mantém o estado funcionando, mesmo recebendo R$ 750 no final do mês. É isso que o governador pensa dos policiais que arriscam sua vida para proteger a população, mesmo com os salários parcelados e jogado à própria sorte pelo governo do estado.

Para justificar as medidas, Sartori chegou até mesmo a citar Margareth Thatcher, ex-Primeira Ministra inglesa, conhecida por ter acabado com o serviço público inglês, na década de 1980. As medidas tomadas por Thatcher abriram caminho para um desemprego massivo, aumento da desigualdade social e a triplicação da pobreza infantil entre 1979 e 1995. É isso que o governador Sartori/PMDB quer para o Rio Grande do Sul.

Entre as medidas do Pacote estão a mudança da data de pagamento dos servidores, o confisco de metade do 13º salário, o aumento da contribuição previdenciária, a extinção de licença-prêmio, a extinção de Fundações, demissões de servidores e privatização de empresas públicas,

A UGEIRM está convocando todos os policiais para a frente do Palácio Piratini, nesta terça-feira (22), a partir das 13 horas. Vamos tomar a Praça da Matriz e mostrar para o governo do estado que não vamos aceitar calados a retirada dos nossos direitos.

Algumas das medidas do Pacote de Maldades

Folha de pagamento

– Revogação do dispositivo da Constituição estadual que determina pagamento dos salários até o último dia útil de cada mês. Após aprovação, o governo vai propor um calendário escalonado.

– Proposta de Emenda à Constituição altera o pagamento do 13º salário até 2020. Após a aprovação, a medida será regulamentada nos seguintes termos: 50% até o último dia útil do exercício e 50% até o dia 30/11 do ano seguinte. Ou seja, confisco de 50% do 13º Salário.

Previdência

– Aumento da contribuição previdenciária dos atuais 13,25% para 14%.

Licença-prêmio

– Projeto de Emenda Constitucional que transforma a licença-prêmio em licença-capacitação, a ser concedida a cada 5 anos, por três meses, não cumulativa.

Fundações

-Extinção das seguintes fundações: CIENTEC, Fundação de Ciência e Tecnologia, TVE/Fundação Cultural Piratini, FDRH, FEE, FEPAGRO, FEPPS, FIGTF, FZB, METROPLAN.

Privatizações

– Autorização para privatização da CEE, CRM, SULGÁS e CESA. Além da extinção da CORAG.

Licença classista

– Proposta de Emenda à Constituição para eliminar a remuneração dos servidores que estiverem cedidos às entidades de classe (sindicatos).