Ministério da Saúde vai indicar uso de máscaras para toda a população

Em entrevista concedida nesta quinta-feira (02), o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, declarou que o Ministério está preparando um protocolo indicando diretrizes para produção de máscaras caseiras que devem ser usadas por toda a população. O protocolo deve conter, também, orientação para o uso do equipamento. Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda que apenas profissionais de saúde e pessoas com coronavírus ou com sintomas devem usar as máscaras.

Um dos motivos para a restrição no uso geral de máscaras, era a falta do material no mercado nacional. Além disso, existia uma polêmica sobre a eficácia da utilização de máscaras na proteção às pessoas não contaminadas. Novos estudos no exterior e do Ministério da Saúde afirmam que as máscaras, inclusive as caseiras, são eficientes na detenção da epidemia.

Prazo para governo fornecer equipamentos de proteção a policiais se encerra no dia 04 de abril

O prazo dado pelo Tribunal de Justiça, no dia 30/03, para que o governo do estado forneça aos agentes policiais, máscara cirúrgica do tipo N95/PFF2, luvas e álcool gel, ou material equivalente, se encerra no próximo sábado (04). De acordo com o departamento jurídico da UGEIRM, o Estado fez um pedido de reconsideração e recurso de agravo no dia 01/04, que ainda não foi analisado pelo judiciário. O Sindicato está aguardando o prazo de cinco dias, que se encerra no próximo sábado, para saber se o governo vai cumprir a decisão judicial. Caso não seja cumprida, isso será informado nos autos, para o juiz apreciar outras providências a serem tomadas.

Essa nova determinação do Ministério da Saúde, demonstra que a UGEIRM estava correta, ao cobrar do governo o Fornecimento de equipamentos de proteção aos (às) policiais para que possam desempenhar a sua função.