Ação de Policiais Civis salva preso que teve parada cardiorrespiratória na DPPA de Santa Cruz do Sul
O preparo e a pronta ação dos Policiais Civis lotados na DPPA de Santa Cruz do Sul, foram responsáveis pelo salvamento da vida de um homem que estava preso nas dependências da delegacia. A situação aconteceu na madrugada do último sábado (29), quando um preso, que estava detido por um crime cometido no âmbito da Lei Maria da Penha e aguardava a lavratura do flagrante, teve um mal súbito com parada cardiorrespiratória.
Após tomarem conhecimento que o preso estava enfermo, os policiais civis foram verificar as condições do mesmo e constataram, de imediato, que ele estava sofrendo um mal súbito, com ausência dos sinais vitais. A partir desse momento, os Policiais Civis agiram seguindo os protocolos e, com toda urgência, iniciaram os procedimentos ao mesmo tempo que chamavam a SAMU. De imediato, colocaram o preso na posição deitada e iniciaram a manobra conhecida como Reanimação Cardiorrespiratória, com intuito de garantir a oxigenação quando há ausência de circulação. Em outras palavras, a massagem visa suprir a parada do coração e continuar a bombear sangue pelo corpo. Após a pronta ação dos policiais civis, o preso retomou a consciência sendo colocado em posição lateral, para aguardar a chegada da SAMU.
A equipe que estava presente no momento e que participou do processo de salvamento, era composta pelos Inspetores Miguel Aleixo e Claudio André Castro Martins, além do Escrivão Guilherme Rosa Muelle. Esses policiais civis demonstraram o quanto a nossa categoria é qualificada e preparada para agir, com eficiência, nas mais diversas situações. Graças à capacidade de iniciativa e qualificação técnica desses profissionais, que mantiveram a calma e frieza em um momento extremo, foi possível salvar a vida do preso que estava sob custódia da Polícia Civil.