Concursados da Polícia Civil convocam marcha pela Segurança Pública

650_siteA Comissão de Representantes dos 650 concursados que aguardam ser chamados pelo governo do estado, com apoio da UGEIRM Sindicato, convocam a sociedade gaúcha e todos os policiais civis do Rio Grande do Sul para uma marcha em prol da Segurança Pública. A atividade será no dia 8 de fevereiro (domingo), com concentração a partir das 10h, em frente ao Monumento ao Expedicionário do Parque Farroupilha. A marcha seguirá até a Usina do Gasômetro.

Desde o ano passado, os aprovados no último concurso e a UGEIRM exercem forte pressão para garantir o aproveitamento de todos. No dia 27 de janeiro, diretores do sindicato e representantes dos 650 concursados foram recebidos pelo novo Secretário de Segurança do RS, Wantuir Jacini. O presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, reivindicou o chamamento dos 650 policiais concursados, para iniciarem no curso de formação de inspetor e escrivão, na Academia de Polícia. Ortiz fez um resgate histórico da importância da renovação no quadro da Polícia Civil, visto a grande defasagem sofrida com as aposentadorias.

A comissão dos 650 concursados, através de uma vaquinha, conseguiu arrecadar o valor necessário para publicar quatro outdoors na cidade de Porto Alegre e também criou o Fundo Assistencial aos Concursados Desempregados da Polícia Civil, através de uma conta no Banrisul. Os interessados em contribuir podem depositar na Conta poupança 39.117094.0-4 – Agência 0834 – Palácio da Polícia. O titular é André Gonçalves da Silva.

Em 1980, a Polícia Civil contava com um quadro de 6,5 mil policiais e o estado tinha 7,5 milhões de habitantes. Atualmente, a Polícia possui 5.208 servidores para atender cerca de 11 milhões de gaúchos. São 1.292 policiais civis a menos que há 30 anos. Além disso, as demandas na área da Segurança são bem maiores.

Em 2014, o Rio Grande do Sul registrou 2.346 casos de homicídio no estado, o maior índice dos últimos doze anos. Só em relação a 2013, houve um aumento de 22% nos casos de homicídio e de 12% no número de furtos e roubos de veículos do RS, de acordo com as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Confira alguns números:

– 9.650 vagas criadas para a Polícia Civil

– 5.208 policiais civis na ativa

– 1.300 policiais civis aptos a se aposentarem em 2015

-11 mil policiais a menos no RS.

– 3.192 novos policiais barrados pelo Decreto 52.230/2015 de ingressarem na segurança pública

O quê? Marcha em Prol da Segurança Pública

Quando? Dia 8 de fevereiro de 2015, a partir das 10h