Congresso da COBRAPOL vai definir novos passos da mobilização para derrotar a PEC32

Com abertura nesta quinta-feira (18), às 18 horas, no Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul, o Congresso da COBRAPOL reunirá representantes dos Sindicatos de Policiais Civis de todo o país, para fazer uma avaliação da luta contra a PEC32 e determinar os novos passos da mobilização da categoria, para derrotar definitivamente a PEC32.

A avaliação da COBRAPOL, é de que a PEC32 perde força a cada dia que passa, com a possibilidade da sua aprovação se tornando cada vez mais distante. No entanto, não é o momento de diminuir a mobilização que, até agora, tem impedido o governo de aprovar sua proposta na Câmara dos Deputados. Pelo contrário, a mobilização tem que se fortalecer para aplicar o golpe que enterrará definitivamente a PEC32.

Outro debate importante, que será enfrentado pelos delegados do Congresso, é a proposta de reforma do Código de Processo Penal, que se encontra em análise na Câmara dos Deputados. A intenção da Confederação é fortalecer o papel dos agentes da Polícia Civil no Projeto. Por último, o Congresso definirá as linhas de atuação da COBRAPOL para o próximo ano, que será um ano de extrema importância. Em 2022, os profissionais da segurança pública estarão envolvidos nas discussões das eleições para Governador e Presidente em todo o país. O escrutínio, que acontecerá no mês de outubro, será um marco na definição dos rumos da segurança pública e, particularmente, do papel dos Policiais Civis na sociedade brasileira.