Esse é o mês do Outubro Rosa, campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo compartilhar informações e promover a conscientização e prevenção do câncer de mama; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil a campanha começou em São Paulo, em 2 de outubro de 2002, quando um grupo de mulheres simpatizantes com a causa da prevenção do câncer de mama, com o apoio de empresas, iluminou de rosa o Mausoléu do Soldado Constitucionalista – Obelisco do Ibirapuera em São Paulo. A ação chamou atenção da mídia e deu início a campanha no Brasil.

A UGEIRM se junta à Campanha no nosso estado. A diretora de gênero da UGEIRM, Bianca Malater, ressalta a importância da prevenção: “o câncer de mama é uma das principais causas de mortes entre as mulheres. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas, com um simples exame de toque, que pode ser realizado por qualquer mulher. O Outubro Rosa é fundamental por colocar o assunto em destaque, possibilitando a difusão das formas de prevenção e autoexame. A informação é a principal arma contra o câncer de mama. O diagnóstico precoce torna o câncer de mama uma doença tratável e com menos trauma para as mulheres”.

A importância da mamografia na prevenção do câncer de mama

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

O autoexame das mamas é fundamental

O autoexame é feito sete dias após o inicio da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo. A partir dos 40 anos de idade, as mulheres devem realizar anualmente a mamografia, exame que permite a identificação de lesões não palpáveis.

O objetivo fundamental do auto-exame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc