Notícias da Categoria

Fórum dos Servidores Públicos faz reunião para preparar mobilização em defesa do IPE Saúde e pela revisão geral nos salários

A UGEIRM participou, nesta terça-feira (3), da reunião do Fórum dos Servidores Públicos (FSP) que debateu e organizou a resposta dos servidores públicos à proposta de reestruturação do IPE-Saúde, apresentada pelo governador Eduardo Leite. As entidades reafirmaram, de forma unânime, as críticas a proposta apresentada pelo Governo, particularmente por atingir de forma cruel os servidores de salários mais baixos e de idade mais alta.

Os presentes à reunião reiteraram a posição de não aceitar qualquer tipo de negociação, que não contemple a discussão da revisão geral dos salários do funcionalismo público. De acordo com as entidades, o governo precisa cumprir o dispositivo constitucional que estabelece a obrigatoriedade da revisão anual dos salários dos servidores públicos. Essa posição intransigente do governo, expressa na última reunião com o Secretário da Casa Civil, que se negou, até mesmo, a estabelecer uma mesa de negociação com os servidores, só piora a situação do IPE-Saúde.

As entidades deliberaram por uma série de ações para mobilizar as diversas categorias do funcionalismo público estadual. Entre elas, está a realização de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa, que debata a proposta de reestruturação do IPE-Saúde e a revisão geral dos salários; o acompanhamento da agenda do Governador do estado, mobilizando as bases locais, para denunciar a reestruturação do IPE-Saúde; a realização de Atos Públicos regionalizados, culminando com um grande Ato Unificado em Porto Alegre; pressionar a base aliada do governo, cobrando um posicionamento sobre a proposta apresentada e a rejeição da aprovação do regime de urgência para o PL; orientação para que as categorias debatam um indicativo de greve do serviço público.

Ao final da reunião, as entidades que compõem o FSP, agendaram uma nova reunião para a próxima quinta-feira, dia 11 de maio, quando será dado encaminhamento à organização da mobilização contra a proposta de reestruturação do IPE-Saúde e pela revisão geral dos salários dos servidores públicos estaduais.

Direção da UGEIRM vai convocar Conselho de Representantes para debater proposta de paralisação

A Direção da UGEIRM vai convocar uma reunião do seu Conselho de Representantes, para debater a mobilização da categoria. Nessa reunião, será discutida a possibilidade de uma paralisação dos (as) Policiais Civis, como forma de protesto contra a reestruturação do IPE-Saúde, pela reposição salarial, além das reivindicações específicas da categoria, como a publicação das Promoções e a equiparação dos comissários com os Capitães da BM. Além do indicativo de paralisação, serão discutidas outras formas de mobilização, como a pressão sobre a base aliada do governo em suas bases eleitorais, a realização de atos regionais e um grande ato unificado em Porto Alegre. Em breve, a direção do sindicato divulgará a data da realização da reunião do Conselho de Representantes da UGEIRM.