Governo chama 250 novos agentes penitenciários. Concursados da PC ainda aguardam convocação.

O governo do estado anunciou, na tarde de ontem, a convocação de 250 concursados para o cargo de agentes penitenciários. É uma ótima notícia para a segurança pública do estado, devido ao verdadeiro caos em que se encontra o sistema penitenciário gaúcho, atingindo, inclusive, os Policiais Civis. A abertura de novas vagas nas penitenciárias gaúchas, pode minimizar a situação das carceragens das delegacias e amenizar a situação dos policiais civis que precisam fazer a custódia de presos.

Porém, a Polícia Civil também sofre com um déficit histórico de pessoal. Assim como a SUSEPE, a Polícia Civil está na iminência de um verdadeiro colapso, devido ao seu reduzidíssimo contingente, o menor da história. Hoje, a instituição conta com menos de 5.000 policiais na ativa, a metade do necessário para um atendimento de qualidade à população gaúcha. Enquanto isso, dois mil aprovados no último concurso aguardam a convocação para cursar a Academia de Polícia. Essa situação tem trazido várias consequências para a categoria e para o atendimento à população.

O governo Eduardo Leite precisa convocar os aprovados, o mais rápido possível. A população não pode mais esperar. O aumento da violência no interior do estado, com os assaltos a banco quase diários, precisa ser combatido. E, para isso, é necessária a reposição do efetivo da Polícia Civil. Não se faz política de segurança sem policiais.