Jairo Jorge, pré-candidato a governador pelo PDT, visita a UGEIRM

O ex-prefeito de Canoas e pré-candidato a governador pelo PDT, Jairo Jorge, esteve na sede da UGEIRM nesta segunda-feira (15), para debater suas propostas para o governo do estado com a categoria. O encontro iniciou com a apresentação do presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, que saudou a presença do pré-candidato e convidou para fazer parte da mesa o policiai civil e vereador em Butiá, Maurício Pereira (Mauricinho), o também policial civil e prefeito de Caiçaras, Marcio José Menuzzzi, e o servidor da SUSEPE e vereador de Frederico Westphalen, Olivério Rosado.

Em sua explanação inicial, Jairo Jorge lembrou sua atuação como prefeito de Canoas e criticou o discurso da crise adotado pelo governo Sartori/PMDB. O pré-candidato reconheceu que o Rio Grande do Sul vive uma grave crise estrutural, mas que pode ser enfrentada com uma gestão competente e criativa, que aumente a arrecadação do estado, sem aumento de impostos. Em sua intervenção, o ex-prefeito de Canoas lembrou que, durante sua gestão na prefeitura, implementou políticas que possibilitaram o crescimento das receitas do município. Jairo Jorge afirmou que o estado tem que investir em tecnologia e pessoal para aumentar a arrecadação e as receitas do estado. De acordo com ele, o problema do Rio Grande do Sul não está nos gastos do governo, mas sim nas receitas que não tiveram o crescimento que poderiam ter. Diferente do discurso do governador Sartori/PMDB, que acusa o governo anterior de ter aumentado as despesas do estado de forma irresponsável, Jairo Jorge afirma que o crescimento das despesas do governo Tarso Genro foi compatível com o aumento verificado em outros estados da União. O único reparo feito por Jairo Jorge, foi a falta de uma política mais agressiva no aperfeiçoamento das formas de arrecadação de impostos do estado, o que não posssibilitou um incremento nas receitas do RS.

Outro ponto salientado pelo pré-candidato, foi o investimento no funcionalismo público. Para Jairo Jorge, é fundamental o pagamento em dia dos servidores públicos e uma política concreta para, pelo menos, repor a inflação nos salários do serviço público estadual. Questionado sobre a PEC da data-base dos servidores públicos, o pré-candidato afirmou que considera uma ótima ferramenta para discussão salarial dos servidores públicos com o governo e que apoia o projeto da deputada juliana Brizola, que está em tramitação na Assembleia Legislativa.

Sobre a segurança pública, Jairo Jorge fez questão de lembrar a sua atuação como prefeito em Canoas, onde aplicou recursos em tecnologia e pessoal para diminuir os altos índices de criminalidade da cidade. O ex-prefeito salientou que é fundamental o investimento em levantamento de dados e na desburocratização do estado, o que facilitaria à população no acesso à polícia. Isso, na visão do pré-candidato, possibilitaria uma política real de segurança pública, ancorada na realidade.

Após a fala do pré-candidato, vários asssociados da UGEIRM, presentes na reunião, fizeram intervenções, salientando a importância de investimentos em segurança pública e na valorização dos policiais, com o pagamento em dia dos salários, a publicação das promoções e a recomposição do efetivo policial.

Após mais de duas horas de debate, o encontro foi encerrado com o presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, agradecendo a presença do ex-prefeito e de todos os participantes. Ortiz lembrou que essa iniciativa, de debate com os pré-candidatos a governador, é muito importante, por abrir um canal de diálogo da categoria, que pode possibilitar uma política de segurança que reverta a situação alarmante que o nosso estado enfrenta atualmente. Jairo Jorge também agradeceu e se colocou à disposição para o debate com os policiais, tanto durante a sua campanha, como em um possível futuro governo.