Livro de Alberto Kopittke, ‘Manual de Segurança Pública Baseada em Evidências’, é lançado em Porto Alegre
Aconteceu no dia 1º de julho, o lançamento do livro de Alberto Koptike, “Manual de Segurança Pública Baseada em Evidências: O que funciona e o que não funciona na prevenção da violência”. O lançamento, que contou com a participação do Vice-presidente da UGEIRM, Fabio Castro, aconteceu na OAB/RS Cubo, em Porto Alegre.
A obra faz a análise de 170 programas implementados ao redor do mundo na área de segurança pública, sendo 41 destes no Brasil. O livro é dividido conforme os programas analisados nas áreas de prevenção para famílias, escolas e comunidades; urbanismo e prevenção situacional; policiamento; justiça criminal; redução da reincidência criminal, violência contra as mulheres e racismo. O leitor pode buscar assuntos de interesse, casos concretos ou programas por meio de um índice esquemático situado no final da obra, o que contribui para consultas de casos específicos de acordo com a necessidade do momento ou realidade local. Os programas são avaliados segundo sua efetividade, a qualidade das evidências disponíveis e a força do seu impacto.
Segundo Koptike, “o livro surgiu com o objetivo de suprir uma lacuna de obras de referência na área do conhecimento que tem sido chamada de criminologia experimental ou prevenção ao crime baseada em evidências. O foco principal é apresentar as soluções que têm evidências científicas consistentes sobre sua efetividade para a prevenção da violência e, ao mesmo tempo, identificar iniciativas que devem ser evitadas porque, quando testadas, não tiveram bons resultados ou, pior, provocaram efeitos colaterais indesejáveis”, explica o autor.
O Vice-presidente da UGEIRM, Fabio Castro, destaca a importância do estudo. “Obras como a do Alberto Koptike, são fundamentais para a elaboração de políticas públicas na área da Segurança Pública. Cada vez mais, os gestores públicos devem pautar suas políticas por estudos científicos que analisem as experiências práticas evitando a repetições de erros já cometidos. Não existe mais espaço para achismos, quando falamos de segurança pública. A atuação do Alberto Koptike sempre foi no sentido de acabar com a distância entre a Academia, o poder público e os profissionais que executam as políticas de segurança pública. O grande desafio dos gestores públicos, deve ser o de incorporar esses estudos à prática cotidiana dos profissionais da segurança pública, valorizando as carreiras policiais e abrindo espaço para que possam também participar da gestão da segurança pública”, conclui Fabio Castro.
O livro está disponível para compra pelo site www.segurancaeevidencias.com.br