Outras Notícias

Mesmo sem prédio para trabalhar, DEIC desmonta grupo de agiotagem que pode ter explorado mais de mil pessoas

Desde o final de janeiro desse ano, quando o prédio onde o DEIC estava instalado provisoriamente foi atingido por três incêndios seguidos, os policiais civis do Departamento têm trabalhado em condições precárias. Mesmo assim, os policiais têm conquistado grandes vitórias no combate ao crime organizado no nosso estado. Nesta quinta-feira (10), os policiais civis, após um extenso trabalho de investigação, desmontaram uma das maiores quadrilhas de agiotas do RS.

Segundo a investigação dos policiais do DEIC, a quadrilha investigada por emprestar dinheiro com juros abusivos e promover tortura e espancamentos de quem não paga as dívidas, já atendeu a mais de mil clientes. Na operação realizada na quinta-feira, 15 pessoas foram presas, entre elas, o homem apontado como líder do grupo, que foi capturado em uma casa localizada em um condomínio fechado em Viamão, na Região Metropolitana. O imóvel teria custado em torno de R$ 1 milhão. A mulher dele também foi presa. No mesmo condomínio, outras três casas foram alvo da ação. Em uma delas, a polícia encontrou R$ 175,7 mil. Até o final da manhã, também haviam sido apreendidos celulares, 20 carros, quatro jet skis e quatro armas.

A prisão desses criminosos e o desmanche dessa quadrilha, é importante não só por livrar as pessoas do terror de exploradores que utilizam ameaças, agressões e, até mesmo, assassinatos, para extorquir pessoas em situação de vulnerabilidade financeira. Normalmente, as quadrilhas de agiotagem são canais contumazes de financiamento das facções criminosas do estado. Ao desbaratar esse grupo criminoso, o DEIC atinge também as facções que dominam o crime organizado no estado.

O Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, saúda o trabalho dos colegas do DEIC e cobra o Governo por melhores condições de trabalho. “Mais uma vez, a nossa Polícia Civil demonstra ao governo que investimento na Polícia Civil não é gasto. Dar condições de trabalho apropriadas e salários dignos aos policiais civis, é um investimento com resultados imediatos. A operação de ontem do DEIC, demonstrou a importância do nosso trabalho para a sociedade. O DEIC primeiro sobreviveu a uma enchente, depois a três incêndios e hoje não tem nem local para trabalhar, mesmo assim os colegas estão desenvolvendo um trabalho exemplar. Isso mostra que o descaso do governo com a nossa categoria é gritante”.