Outubro Rosa marca o mês de conscientização e prevenção do câncer de mama
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo compartilhar informações e promover a conscientização e prevenção do câncer de mama; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil a campanha começou em São Paulo, em 2 de outubro de 2002, quando um grupo de mulheres simpatizantes com a causa da prevenção do câncer de mama, com o apoio de empresas, iluminou de rosa o Mausoléu do Soldado Constitucionalista – Obelisco do Ibirapuera em São Paulo. A ação chamou atenção da mídia e deu início a campanha no Brasil.
A UGEIRM se junta à Campanha no nosso estado. A diretora da UGEIRM, Neiva Carla Back, ressalta a importância da prevenção, para a saúde das mulheres: “uma das principais causas de mortes entre as mulheres é o câncer de mama. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas, com um simples exame de toque, que pode ser realizado por qualquer mulher. O diagnóstico precoce torna o câncer de mama uma doença tratável e com menos trauma para as mulheres. Por isso, essa campanha é fundamental, por colocar o assunto em destaque, possibilitando a difusão das formas de prevenção e autoexame. A informação é a principal arma contra o câncer de mama”.
O autoexame das mamas é fundamental
O autoexame é feito sete dias após o inicio da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo. A partir dos 40 anos de idade, as mulheres devem realizar anualmente a mamografia, exame que permite a identificação de lesões não palpáveis.
O objetivo fundamental do auto-exame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc