Plantão da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre será reinaugurado

Obras de reforma duraram dois meses e promoveram uma série de melhorias no local

Correio do Povo

O plantão reformado da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (1ª Deam) de Porto Alegre será reinaugurado na próxima quarta-feira no Palácio da Polícia, no bairro Azenha. O acesso permanece pela rua Professor Freitas e Castro, 701, com atendimento nas 24 horas.

As obras, com recursos exclusivamente da instituição, duraram cerca de dois meses. Conforme a Polícia Civil, o objetivo da reforma foi a busca por uma série de melhorias para tornar o ambiente ainda mais acolhedor para o atendimento das ocorrências de violência doméstica.

Entre as mudanças na estrutura está a construção da rampa de acesso para pessoas com necessidades especiais ou para mulheres com carrinho de bebê. Ela atende uma antiga reivindicação.

Já o ambiente interno também foi repaginado, permitindo mais espaço na recepção, balcão para registro de ocorrência simples e três salas reservadas para o registro de ocorrências e flagrantes. Uma sala exclusiva para interrogatório dos investigados e uma cela também foram remodeladas.

Uma novidade é que o novo plantão da 1ª Deam passará a efetuar a lavratura dos autos de prisão em flagrante, referentes aos casos de violência doméstica e familiar contra mulheres. A medida tornará o atendimento mais focado e dentro do que dispõe a Lei Maria da Penha.

Em relação ao atendimento psicossocial, o plantão ganhou duas salas específicas para esse atendimento, reforçando a importância do atendimento multidisciplinar para os casos de violência contra a mulher.

A violência doméstica também pode ser denunciada pela internet através da Delegacia Online. No site (delegaciaonline.rs.gov.br) a vítima pode efetuar o registro de ocorrência, relatando as agressões sofridas sem precisar ir até uma delegacia, facilitando ainda a solicitação de medidas protetivas de urgência.