Polícia Civil desmonta esquema de corrupção na Prefeitura e Câmara de Vereadores de Canela

Uma Operação da Polícia Civil, que teve a participação de 175 Policiais Civis de várias delegacias do estado, desmontou, na manhã desta segunda-feira (08), um grande esquema de corrupção na Prefeitura e na Câmara de Vereadores de Canela. A Operação é resultado de uma investigação iniciada nos primeiros meses do ano, realizada pelo Inspetor Ivan Paz Barcelos e a Escrivã Marcela Arteche Soares, coordenadas pelo Delegado Vladimir Medeiros. Foram cumpridas 176 medidas judiciais.

A investigação descobriu um grande esquema que se estabeleceu em parte do poder público de Canela e tinha como objetivo o desvio de verbas públicas, fraudes em contratos e enriquecimento ilícito de agentes políticos e servidores da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores.

Operação da Polícia Civil se estendeu até o litoral catarinense

As ações policiais, ainda em andamento, acontecem em várias cidades do nosso estado e de Santa Catarina. Foram executadas ordens judiciais nas cidades de Canela, Gramado, Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e Bom Princípio, além de Balneário Camboriú e Itajaí, no litoral catarinense. Os mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário, a partir de pedidos da Polícia Civil, foram executados em órgãos públicos de Canela, residências de agentes políticos e servidores públicos (CCs), além de empresas investigadas que integravam a organização criminosa.

Ainda não foram revelados os detalhes da investigação policial. Mas, de acordo com o Delegado Vladimir Medeiros, que coordenou a investigação e a Operação, o esquema de corrupção envolve a Câmara de Vereadores, a Secretaria Municipal de Obras e a Secretaria Municipal de Turismo, além do Hospital de Caridade de Canela.

Investigação da Polícia Civil teve início nos primeiros meses do ano

As investigações tiveram início nos primeiros meses do ano, quando se apurava a prática de desvio de materiais de construção do hospital da cidade. A partir daí, as investigações se aprofundaram e apurou-se a existência de um esquema de fraude de orçamentos para a contratação com o poder público. Nesse esquema, empresas de fachada ligadas a agentes políticos e servidores públicos venciam as disputas públicas para a realização de serviços para a Prefeitura Municipal.

Presidente da Câmara de Vereadores e Secretário de Obras são presos

Até o momento, foram presos o Presidente da Câmara de Vereadores, Alberi Gavani Dias (MDB), o Secretário Municipal de Obras, Luiz Cláudio da Silva e o Interventor do Hospital de Caridade de Canela e Assessor Jurídico, Vilmar Santos. A Polícia Civil realiza, ainda, o afastamento cautelar das funções públicas do Secretário Municipal de Turismo, Ângelo Sanches Thurler, do Secretário-Adjunto de Obras, Osmar Bonetto e de um servidor da mesma Pasta. A Justiça também determinou a alienação de 11 veículos e o bloqueio de contas.

A investigação realizada pelos (as) Policiais Civis de Canela e a Operação realizada com o apoio de Policiais de várias delegacias do estado, demonstram a capacidade da Instituição. O Comissário Ivonei, que é representante da UGEIRM na região e participou da Operação, ressalta que “os crimes de fraude e corrupção são de extrema dificuldade e exigem um trabalho árduo de investigação. Essa quadrilha, particularmente, contava com uma complexa rede de relações no poder Público, dificultando ainda mais o trabalho dos Policiais”. O Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, lembra que “na maioria das vezes, esses esquemas são protegidos por pessoas com cargos nas altas esferas do poder público, o que dificulta ainda mais o trabalho da Polícia Civil. As desbaratar essa quadrilha, a Polícia Civil presta um serviço inestimável a população. Em momentos de Pandemia, impedir que agentes públicos fraudem licitações em hospitais e abocanhem recursos que deveriam estar sendo usados para garantir a saúde dos que mais precisam, é um serviço inestimável. Esses (as) colegas merecem todos os aplausos da nossa categoria e da população gaúcha como um todo. Mais uma vez, os (as) Policiais Civis demonstraram o valor do seu trabalho!”