Polícia Civil forma mais 257 agentes do concurso de 2018

Foi realizada, nesta quinta-feira (01), a cerimônia de formatura da segunda turma de Policiais Civis, ainda do concurso de 2018. Os (as) 257 novos (as) Policiais que se formaram, serão, de acordo com o vice-governador Delegado Ranolfo Vieira Júnior, nomeados hoje mesmo, tomando posse na sexta-feira (02).

A cerimônia foi realizada no auditório do Palácio da Polícia, na Capital, e contou com um forte protocolo de prevenção à infecção pelo Covid-19. Entre as diretrizes, tivemos o uso obrigatório de EPIs por formandos e autoridades e o distanciamento de 2 metros entre as cadeiras, além da transmissão online da cerimônia pelo canal do Youtube da Polícia Civil – medida que teve o objetivo de evitar aglomerações de familiares e amigos dos formandos.

O Governador do Estado em exercício, delegado Ranolfo Vieira Júnior, foi o paraninfo dos novos policiais civis. A solenidade contou, também, com a participação da Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor, do Subchefe, Delegado Fábio Motta, e da Diretora-Geral da Acadepol, Delegada Elisângela Melo Reghelin. O Governador Eduardo Leite, que não pode estar presente ao ato, enviou um vídeo saudando os (as) novos (as) Policiais Civis.

Na própria quinta-feira o Delegado Ranolfo Vieira, governador em exercício, assinou a nomeação de todos (as) os (as) 257 Policiais, que, inclusive, já foram publicadas no Diário Oficial do Estado. Com isso, nessa sexta-feira os formando já estarão aptos a tomar posse e se integrar ao efetivo da Polícia Civil gaúcha. Essa medida será importante para amenizar o déficit de efetivo da Instituição, que é o maior da história. Porém, ainda é claramente insuficiente. A Polícia Civil gaúcha precisa de uma política permanente de reposição de pessoal, como prometido em campanha.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, nesta quinta-feira (01), o Vice-governador, Delegado Ranolfo Vieira, anunciou que a próxima convocação só deverá ocorrer no mês de março de 2021. O ideal é que todos os aprovados no último concurso, que ainda aguardam a convocação, sejam chamados imediatamente para a Acadepol. Essas pessoas estão esperando e têm promovido uma grande mobilização pela convocação imediata, através do movimento “Aprovados da Polícia Civil RS 2018”. Esperar até março não se justifica, quando a Polícia Civil, mesmo com essas nomeações, sofre com um déficit imenso no seu efetivo

A UGEIRM saúda esses (as) novos (as) Policiais Civis e se coloca a disposição para que seu ingresso na Instituição se dê da forma mais positiva possível. O presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, lembra que “esses (as) novos (as) Policiais estão ingressando em uma das Polícia Civis mais respeitadas de todo o país e, com certeza, saberão manter a qualidade dos serviços que prestamos à sociedade”.

Os novos agentes

Do total de 257 agentes, 150 são homens e 107 são mulheres. Desses, 195 são do Rio Grande do Sul, 18 do Rio de Janeiro, 12 do Paraná, 7 de Minas Gerais, 6 de Santa Catarina, 4 do Distrito Federal, 3 de Pernambuco, 2 da Bahia, 2 de Goiás, 2 de São Paulo, 2 do Espírito Santo, 1 do Maranhão, 1 do Sergipe, 1 de Alagoas e 1 da Paraíba.