Policiais Civis continuam aguardando que governo cumpra promessas e publique Promoções
Na última sexta-feira (30/4), a direção da UGEIRM foi até a Praça da Matriz, onde ocorria uma solenidade de entrega de viaturas para a Polícia Civil, para cobrar do governador Eduardo Leite, um posicionamento a respeito das Promoções dos (as) Policiais Civis. Ao ser interpelado pelo Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, Eduardo Leite disse de forma clara: “o GAE está com os documentos todos, pois alguns cálculos tiveram que ser refeitos, e está fechando essas contas, hoje, para que a gente possa consolidar e semana que vem isso estará resolvido”.
Essa não foi a primeira vez que o governador prometeu assinar a publicação das promoções da Polícia Civil. No dia 21 de abril, Dia do Policial Civil, Eduardo Leite fez uma live ao lado do vice-governador, delegado Ranolfo Vieira, anunciando a publicação das Promoções para os próximos dias.
Nenhuma dessas duas promessas foram cumpridas e a categoria continua esperando o justo reconhecimento do seu trabalho por parte do governo. Trabalho esse, que conseguiu a façanha de, mesmo com o menor contingente da história, derrubar todos os índices de criminalidade no estado. Façanha que vem sendo largamente utilizada pelo governador na propaganda do seu governo. É importante destacar que esses números são produzidos pelos (as) Policiais Civis, com o seu trabalho, mesmo nas piores condições possíveis, trabalhando muito além da sua carga horário e das suas atribuições. Portanto, se não há reconhecimento, nada mais justo que esses mesmos números caiam. Está na hora dos (as) Policiais Civis demonstrarem a importância do seu trabalho, colocando a produção do trabalho policial na exata medida do reconhecimento do governo, com uma diminuição real da produção, trabalhando no estrito cumprimento das suas funções e da sua carga horária. A categoria não pode mais aceitar a política do fazer mais com menos.
Cálculos do GAE não podem servir de justificativa para atraso
Em seu pronunciamento na Praça da Matriz, o governador justificou a demora na publicação das promoções, por “alguns cálculos que tiveram que ser refeitos” por parte do GAE. No entanto, de acordo com o próprio governador, esses problemas já tinham sido resolvidos na sexta-feira passada. Será que ainda estamos aguardando os cálculos do GAE? Se essa for a justificativa, o governo precisa tomar uma providência imediata. Os (as) policiais Civis não podem ficar submetidos ao tempo do GAE. O senso de urgência de trabalhadores que estão esperando há quase dois anos pela progressão na carreira, não pode ser o mesmo da burocracia do Estado.
Policiais Civis realizarão vigília a partir de segunda e protesto na próxima quinta-feira (13)
A UGEIRM está convocando os (as) Policiais Civis para, a partir da próxima segunda-feira (10) às 10h30, realizarem uma vigília em frente ao Palácio Piratini e, na próxima quinta-feira (13) às 10h30, participarem de um ato público na frente do Palácio Piratini, reivindicando a publicação imediata das Promoções. Não existe mais justificativa plausível para que isso não aconteça. O governador já tomou a decisão política, já anunciou publicamente, por duas vezes, a publicação das Promoções. Portanto, para que isso aconteça basta uma ação concreta por parte do governador Eduardo Leite e é isso que vamos cobrar na próxima quinta-feira.
Os (as) Policiais do interior e da capital, que não puderem participar da atividade em Porto Alegre, deverão realizar atividades em frente às Delegacias, com cartazes cobrando do governo a publicação imediata das Promoções.