Policiais da 1ª DPRM/Gravataí reúnem com Delegado Regional

gravatai_sobreaviso1Uma comissão de policiais da 1ª DPRM/Gravataí se reuniu na terça-feira (9) com o delegado Regional de Gravataí. A reunião teve como objetivo entregar uma série de propostas deliberadas na reunião com todas as delegacias da região, que engloba a os municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Viamão, Gravataí e Glorinha. A comissão foi formada pelos policiais Carine Torves, Marco Antônio Bacellar, Rodrigo Wilsen, Carina Ferreira da Silva Rosa, Jacqueline Carivali e Teresinha Carivali e pelos diretores da UGEIRM/Sindicato Neiva Carla e Edgard da Costa.

A mobilização dos policiais da 1ª DPRM/Gravataí começou a partir de uma plenária, organizada pela UGEIRM, para discutir o parcelamento dos salários e o congelamento das promoções. Nesta plenária foram levantados vários problemas específicos da região. Constatada a necessidade de um espaço para aprofundar essas questões, foi convocada uma reunião específica para discutir os problemas dos policiais da região.

Policiais da região de Gravataí se organizam

gravatai_sobreaviso3Após convocação da UGEIRM, os policiais se reuniram, no dia 4 de maio, na DPPA de Gravataí, onde estiveram presentes representantes de todas as delegacias da região. Nesta reunião foram levantados vários problemas enfrentados pelos policiais da região. Entre eles, o que mais tem afligido os policiais é a Volante do Dia, que se trata de um sobreaviso de 24 horas, onde uma dupla de policiais fica à disposição para realizar a condução de presos por pensão alimentícia, mulheres e adolescentes.

Esta situação acontece devido ao déficit acentuado de policiais, principalmente na região. Problema que se agravou muito desde o início do governo Sartori/PMDB, que proibiu contratações e cancelou a convocação dos 650 candidatos aprovados no último concurso da Polícia Civil. Caso a corporação possuísse um número adequado de policiais, seria possível a criação de uma equipe de Volante, que poderia ficar responsável por essa função.

Os policiais deliberaram pelo fim do sobreaviso. Porém, como medida emergencial, a reunião decidiu, também, pela elaboração de propostas para amenizar o problema. Essas propostas foram encaminhadas ao delegado regional. Na avaliação dos policiais, uma medida extrema de se negar a realizar o sobreaviso da Volante do Dia só prejudicaria a população. Porém, a situação como está, não pode mais continuar. É preciso, de forma emergencial, fazer uma readequação das escalas, de forma que as mesmas sejam feitas em períodos mais espaçados e com viaturas adequadas à condução de presos. Para a diretora Neiva Carla, porém, “a luta maior deve ser pela contratação de mais policiais. Somente assim com a retomada dos investimentos e com a construção de uma equipe permanente de volante, será possível resolver o problema de forma definitiva e amenizar o problema crônico da região, que é a falta de pessoal”.