Sartori troca secretariado e ‘núcleo duro’ passa a ser Schirmer, Benvegnú e Ana Pellini

Luís Eduardo Gomes

O governador José Ivo Sartori (MDB) anunciou nesta quinta-feira (5) os novos nomes que irão compor o seu secretariado. Eles entram no lugar dos atuais ocupantes dos postos que estão deixando o governo para concorrer nas eleições de outubro, além daqueles filiados a partidos que deixaram a base aliada recentemente, PP e PSDB.

Para o lugar de Fábio Branco (MDB) na Casa Civil, Sartori nomeou o Cleber Benvegnú, que antes ocupava a Comunicação, pasta que passará a ser ocupada por Isara Marques, ex-presidente da Fundação Piratini. Para o lugar de Carlos Búrigo (MDB) no Planejamento, Governança e Gestão, será nomeado Josué Barbosa. Evandro Fontana assumirá o lugar de Márcio Biolchi no Desenvolvimento Econômico no lugar de, Francisco Paz assumirá a lugar de João Gabbardo (MDB) na Saúde. Em caráter interino, isto é, ainda podem ser substituídos antes do final do governo, foi nomeado Luiz Antônio Bins para o lugar de Giovani Feltes (MDB) na Fazenda e Sandro Boka para o lugar de Fabiano Pereira (PSB) na pasta de Obras.

Ainda foram nomeados o novo chefe de gabinete do governador, o vereador de Porto Alegre Idenir Cecchin (MDB), e os presidentes de instituições: Urbano Schmitt, na CEEE, Iberê Orsi, na Emater, e José Kliemann, no IPE.

Já haviam sido anunciados os nomes de Odacir Klein para substituir Ernani Polo (PP) na Agricultura e Humberto Canuso para o lugar de Pedro Westphalen (PP) nos Transportes, quando o PP deixou o governo, e Suzana Kakuta para o lugar que Artur Lemos (PSDB), que deixou Minas e Energia em janeiro, quando seu partido saiu da base aliada.

Por outro lado, seguem no governo os secretários Euzebio Ruschel (Procurador-Geral), Cezar Schirmer (Segurança), Maria Helena Sartori (Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos), Ronald Krumennauer (Educação), Raffaele Di Cameli (Modernização Administrativa), Ana Pellini (Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Tarcisio Minetto (Desenvolvimento, Rural, Pesca e Cooperativismo) e o coronel Alexandre Martins (Casa Militar).

 

Sem perguntas

Apesar de convocar a imprensa, Sartori disse que o evento desta quinta tratava-se apenas da apresentação dos novos nomes e que a posse oficial ocorrerá na próxima quarta-feira (11). O governador não respondeu perguntas, apenas fez um breve discurso no qual afirmou que a nova equipe de governo tem duas missões pela frente: dar continuidades as mudanças já feitas pelo governo e a “obrigação” de propor novas atitudes e novas mudanças. “Não aceito que o ano de 2018 seja um ano morto. Temos muito a fazer em nove meses, menos cinco dias”, disse.