Servidores Penitenciários Feridos Durante Motim Em Bagé, Um em Estado Grave Na UTI Da Cidade

Mais uma grave ocorrência no sistema prisional gaúcho. Não por acaso, até agora só medidas paliativas e circunstanciais. Pirotecnia midiática para enfrentar apenas consequências. Sem nunca enfrentar as verdadeiras causas do colapsado sistema prisional gaúcho. O problema, é quando o improviso custa caro, expondo, sobre maneira, a integridade física e psicológica de colegas. Hoje, graças a Deus, não aconteceu o pior, ainda, no Presídio Regional de Bagé (PRB).

img_6212

Contudo, é inadmissível que um servidor penitenciário saia para trabalhar e volte ferido pra casa, como se fosse normal, como se o sistema estivesse em ordem, como se tirar meia dúzia de lideres de facções fosse política séria pro sistema prisional. O que ocorreu hoje em Bagé é só a ponta do iceberg. A responsabilidade desse estado de coisas, é única e exclusivamente, do Gov. Sartori/PMDB e do secretário de segurança político César Schirmer. O que, só confirma a incoerência com o discurso inicial desse governo.

A situação já era péssima, com os cortes de verbas, se tornou insustentável. Encarceramento em massa, superlotação, facções a todo vapor, estruturas precarizadas e déficit estratosféricos de servidores. E, como se não fosse suficiente, um governo que não valoriza os servidores que ainda seguram essa bomba relógio. Três promoções atrasadas, parcelamento de salários, cortes de verbas para SUSEPE e o terrorismo contumaz.

Hoje, colegas foram feridos, por conta de uma a rebelião envolvendo apenados do regime semiaberto. Segundo o diretor da casa prisional, os agentes “tiveram” que entrar na quarta galeria para resgatar presos do regime fechado e acabaram inalando fumaça. Risco real colegas, estejamos atentos, tudo que fizermos temos que ter a certeza de que estamos agindo dentro da legalidade, ordem absurda não se cumpre.

Um desses colegas está internado em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Santa Casa de Caridade de Bagé. Toda energia positiva para esse guerreiro. Força e fé colega. Outros três estão no pronto socorro, um com um corte na cabeça devido a uma pedrada. Um mero motivo administrado vitimando colegas. Os apenados reivindicavam a ida de alguns para o Instituto Penal de Bage. Inacreditável que isso tenha acontecido.

#AmapergsNaLuta

Fonte: Amapergs