Sindicato promove oficina sobre violências contra as mulheres jornalistas

Ministrada pela advogada Soraia Mendes, a atividade acontecerá nesta quinta-feira (27), a partir das 19h30

Redação Brasil de Fato | Porto Alegre |

Com o tema Aspectos Jurídicos da Violência contra as Mulheres, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) promove, nesta quinta-feira (27), a oficina sobre violências contra as mulheres jornalistas. Em parceria com o  escritório Soraia Mendes, Marcus Santiago & Advogadas Associadas, o curso será transmitido pela plataforma Google Meet. As inscrições podem ser feitas até essa quarta-feira (26).

De acordo com o sindicato, a parceria que ocorre com o Escritório de assistência jurídica feminista foi constituída no início deste ano, para a defesa de mulheres jornalistas, que são atingidas por atos de violências variadas e não conseguem denunciar o que sofrem em seus ambientes domésticos, nos espaços de trabalho e, igualmente, quando fazem coberturas de eventos públicos. “Embora, em seus dias de exercício jornalístico, as profissionais da imprensa divulguem notícias sobre assassinatos de mulheres, vítimas de violência doméstica, abusos sexuais e, também, violência patrimonial”, destaca a entidade.

A violência contra as mulheres jornalistas já foi documentada pela Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), no relatório Mulheres jornalistas e liberdade de expressão.  De acordo com a pesquisa da Comissão Interamericana, a violência contra as jornalistas revela “um padrão de discriminação estrutural, que tem suas raízes em conceitos relacionados à inferioridade e subordinação da mulher”. O relatório examina a violência física contra mulheres jornalistas, bem como o assédio online e dentro das redações.

A constatação do relatório é compartilhada pelo Sindjors, para casos de violência contra profissionais da comunicação, associadas e não associadas, que diante desse fato promove o debate. As inscrições estão abertas, são gratuitas, e devem ser feitas através do email secretaria@jornalistasrs.org, contendo o nome completo e o contato telefônico/WhatsApp das jornalistas para o recebimento do link da plataforma online, que será disponibilizado 15 minutos antes do evento começar.

Sobre a oficineira

Soraia Mendes: Advogada, pós-doutora em Teorias Jurídicas Contemporâneas pela UFRJ, doutora em Direito, Estado e Constituição pela UNB, mestra em Ciência Política pela UFRGS, Consultora da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB. Foi coordenadora nacional do Comitê Latino Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos das Mulheres – CLADEM/BRASIL (2016 a 2019) e é autora de obras de referência para a defesa dos direitos das mulheres, dentre as quais “Criminologia Feminista: novos paradigmas” (Editora Saraiva) e “Processo Penal Feminista” (Editora Atlas).

*Com informações do Sindjors

Edição: Marcelo Ferreira