UGEIRM realiza ato por valorização dos (as) Policiais Civis em frente ao DENARC
As direções da UGEIRM e do SINPOL-RS estiveram, na manhã desta quinta-feira (15), em frente ao DENARC (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico) para denunciar o descaso com que o Governo Eduardo Leite vem tratando os Policiais Civis. Com faixas que pediam dignidade salarial e uma negociação real do governo com os servidores, as direções das entidades aproveitaram a saída para mais uma Operação da Polícia Civil, executado pelos colegas do DENARC, para denunciar a situação extremamente difícil por quem vêm passando os policiais civis.
Durante a atividade, os diretores da UGEIRM conversaram com os colegas, demonstrando o reconhecimento da entidade aos policiais civis que, mesmo sem reajuste salarial e o devido reconhecimento por parte do Governo, vêm realizando um trabalho exemplar. Uma comprovação da excelência do trabalho realizado pelos Policiais Civis, são os números apresentados pelo próprio governador Eduardo Leite nesta quinta-feira. Enquanto os Policiais Civis saíam para mais uma Operação Policial, o Governador concedia uma entrevista à Rádio Gaúcha para anunciar que o mês de julho registrou o menor número de vítimas de homicídios no RS desde 2010. Em sua fala, o Governador teve, com perdão da expressão, a cara-de-pau de dizer que está valorizando as forças policiais do nosso estado. A tal valorização, alardeada pelo governador, é a concessão de um reajuste de 12%, parcelado em três vezes, com a primeira dessas parcelas, de 4%, sendo paga somente a partir de janeiro de 2025. Infelizmente, os Policiais Civis não dispõem do mesmo espaço para demonstrar a realidade do trabalho policial.
A direção da UGEIRM prosseguirá realizando uma série de ações para chamar a atenção da população sobre a situação degradante que se encontram os Policiais Civis. O Sindicato vai continuar realizando atos na saída dos policiais civis para a realização de operações policiais, demonstrando a esses colegas e à população que, diferente do Governador, o sindicato e a população reconhecem o trabalho que a Polícia Civil realiza. Essas ações prosseguirão enquanto o Governador não der um encaminhamento concreto em relação às reivindicações já apresentadas pelos sindicatos, como a retomada da simetria dos Comissários com os Capitães da BM, a restauração da Paridade e da Integralidade e a concessão de um reajuste salarial que reponha as perdas da categoria.
O Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, destaca que a UGEIRM quer “demonstrar para a população que a sensação de segurança vivida pelo estado, não é resultado do trabalho do Governador Eduardo Leite e sim do trabalho dos policiais civis. A queda nos índices de violência acontece apesar do descaso do Governador com o nosso trabalho. Esses números utilizados pelo governador na sua propaganda eleitoral, são resultado do trabalho diário executado pelos Policiais Civis”.