8 de Março, dia de homenagear as mulheres que estão na linha de frente do combate à Covid-19

No dia de 8 de março, o mundo inteiro comemora o Dia Internacional da Mulher. Nesse ano de 2021, todos vivemos uma nova realidade, de combate a uma pandemia que vem matando milhares de pessoas diariamente. Nas várias imagens que circularam durante a pandemia, são mulheres que estão na linha de frente do combate à propagação do vírus. São mulheres trabalhando nos hospitais, amparando e cuidando dos doentes, são mulheres policiais nas ruas, combatendo a criminalidade e garantindo o cumprimento das determinações que buscam conter a pandemia.

Então, nesse Dia Internacional da Mulher, a nossa homenagem e agradecimento vai para essas mulheres policiais, que deixam em casa suas famílias, para cumprir seu dever, se expondo ao risco do contágio e à violência do cotidiano da nossa sociedade, muitas vezes sem saber se voltam para casa.

Por outro lado, hoje também é um dia de luta. Um dia para cobrar dos governantes o respeito que essas mulheres merecem. Infelizmente, não tem sido essa a realidade dos últimos anos. Não foram poucos os ataques a direitos, conquistados através de muita luta, como a aposentadoria da Mulher Policial. Esperamos que esse dia 8 de março sirva para que os governantes reflitam sobre a realidade que vivem as mulheres policiais, principalmente durante a Pandemia. Nesse momento de emergência, as diferenças entre as mulheres e os homens se evidenciam ainda mais. São elas as principais vítimas da violência, são elas as mais sobrecarregadas, ao ter que, na maioria das vezes, cuidar da família e continuar trabalhando. Então, mais do que cartões e cards bonitos, as mulheres exigem respeito e reconhecimento ao seu trabalho, com políticas públicas que reconheçam as especificidades do trabalho das mulheres.

Foto: PC/RS (Operação de combate a homicídios em Porto Alegre, Pelotas e Canoas)