UGEIRM trata de assuntos da categoria em reunião com Chefe de Polícia
Na manhã desta terça-feira (01/11/16) a direção da UGEIRM/Sindicato encontrou-se com o Chefe de Polícia, Delegado Emerson Wendt, para tratar sobre alguns assuntos pontuais de interesse da categoria.
Dentre os assuntos, estiveram em pauta a Resolução 60447/CSP, que deu nova valoração aos cursos SENASP, bolsa de permutas, carteiras funcionais dos aposentados, permanência/retorno dos aposentados, chamamento de novos policiais e a questão do não pagamento de alguns policiais por problemas no envio da efetividade.
Com relação à Resolução que reduziu o valor dos pontos dos cursos SENASP, o Chefe informou que mediante a interposição dos recursos para questionamento do assunto, irá acolher as solicitações em nome do princípio da isonomia/igualdade, mantendo a pontuação antiga para os cursos realizados até a data de entrada em vigor da referida normativa. Ainda neste assunto, a UGEIRM sugeriu a realização de cursos ministrados pela ACADEPOL no interior do Estado e que a academia também desenvolva cursos on-line nos mesmos moldes do SENASP para a formação dos policiais.
Outra demanda encaminhada foi a efetivação da bolsa de permutas. O Chefe comprometeu-se a implementá-la, fazendo, primeiramente, a realocação dos colegas inscritos, mediante critérios objetivos a serem observados para, somente depois disso, abrir as vagas remanescentes para os novos policiais.
A retirada do carimbo de aposentado das carteiras funcionais dos colegas que alcançarem este direito, também foi tratada durante a reunião. Novamente a chefia acolheu a solicitação e se comprometeu em efetivar a medida assim que possível.
Outro assunto de muito interesse da categoria, diz respeito à permanência/retorno dos aposentados à ativa. Neste item, o Chefe de Polícia disse que não há nada definido. Apenas que o projeto encaminhado não foi bem recepcionado pela Secretaria de Segurança e que estuda a possibilidade de encaminhamento de projetos alternativos para suprir esta demanda.
Sobre o chamamento de novos policiais, o Delegado Emerson disse estar trabalhando para o chamamento da 3ª turma, tendo, inclusive, encaminhado à secretaria de segurança a previsão orçamentária para a efetivação da chamada.
Outro problema levado à pauta foi o não pagamento de policiais neste mês por falta do envio de suas efetividades para implementação da folha. O Chefe de Polícia disse que os salários serão pagos até o dia 16/11 e as responsabilidades estão sendo apuradas.
Por fim, também foi sugerido pela UGEIRM, com boa receptividade pela chefia, a criação de uma data no calendário oficial da Polícia Civil, para homenagear os policiais aposentados durante o ano com a finalidade de valorizar ainda mais aqueles que dedicaram sua vida à instituição.