Direção da Ugeirm se reúne com Secretário de Segurança Pública
A direção da Ugeirm realizou, na tarde desta segunda (7), reunião com o Secretário de Segurança Pública Airton Michels na SSP. André, representante dos aprovados no concurso 2013 também estava presente.
Airton Michels considerou justa as reivindicações dos policiais e garantiu que vai encaminhar as questões tanto com o Governo quanto com a Chefia de Polícia. No final da reunião, a diretoria da Ugeirm presenteou o secretário e o Governador Tarso Genro com uma camiseta da campanha do sindicato pela contratação de todos os aprovados no último concurso. O secretário garantiu entregar o presente para o Governador na terça (8) pela manhã quando numa reunião.
Horas Extras Delegacia de Homicídios
A Chefia de Polícia já foi autorizada a ampliar em 7000 a quantidade de horas extras da Polícia Civil para serem destinadas para as delegacias de homicídio do estado (DPPH). Antiga reivindicação do sindicato devido ao alto índice de homicídios verificado na capital e nos municípios de Viamão, Alvorada e Gravataí, o que transforma o trabalho das equipes responsáveis pela apuração dos casos extremamente desgastante, exigindo dedicação muito além das 40 horas legalmente permitidas. Outro fator que agrava a situação é a falta de efetivo policial. As delegacias não funcionam com o número necessário de servidores, o que torna o trabalho ainda mais complicado e deixa os policiais com cargas de estresse e pressão constantes. A necessidade do aumento da cota de horas extras e do quadro de servidores para melhorar a qualidade de trabalho desses profissionais e aumentar a segurança da população gaúcha é realmente urgente.
Aproveitamento dos aprovados no concurso 2013
O déficit de policiais não ocorre apenas nesta delegacia, a Polícia funciona hoje com 50% do quadro necessário de pessoal. As 700 vagas disponíveis que serão ocupadas pela nova turma ainda não contemplam a falta de agentes, por isso o sindicato reivindicou ao Secretário o aproveitamento de todos os aprovados no concurso. Airton Michels considerou a importância de convocar os outros 700 candidatos aprovados e vai encaminhar a solicitação ao Governador. “Queremos uma garantia de que os aprovados serão chamados para a próxima turma”, pautou Isaac Ortiz, presidente da Ugeirm.
Delegacias especializadas da Restinga
Existe um projeto de um novo prédio que prevê a criação de delegacias especializadas na região da Restinga onde a Polícia possa oferecer um serviço de maior qualidade à população. A criação de uma delegacia de pronto atendimento (DPPA), uma especializada no atendimento à criança e ao adolescente (DECA) e outra no atendimento à mulher (DEAM) resolveriam parte dos problemas no atendimento aos moradores da Restinga.
Portaria de louvor
Em reconhecimento ao trabalho realizado pelos policiais na apuração do incêndio na boate Kiss a Ugeirm solicitou ao Secretário portaria de louvor para todos os envolvidos. De acordo com a lei estadual 7.366/80 do Estatuto dos Servidores da Polícia Civil, citações e louvores são uma dos métodos de reconhecimento por bons serviços prestados pelo servidor de segurança pública. O destaque pelo bom trabalho desenvolvido é uma forma de estimular os policiais a realizarem cada vez mais um melhor atendimento a população.
A dedicação desses policiais que trabalharam muito além da carga horária legal, com o simples propósito de garantir a segurança da comunidade, tem mérito de louvor. São policiais que transmitem a confiança nos órgãos de segurança pública do Estado que a população tanto necessita. O secretário garantiu que vai encaminhar o pedido à Chefia de Polícia.