Governo atende demanda dos sindicatos e prorroga débitos do empréstimo consignado
A direção do Banrisul anunciou, neste domingo (12), a decisão de prorrogar as operações de crédito consignado contratadas pelo funcionalismo estadual, tanto ativos quanto inativos. Os detalhes da medida serão anunciados nos próximos dias. A decisão do banco estadual atende uma reivindicação encaminhada pela UGEIRM, em conjunto com outros sindicatos de servidores estaduais, que visa atenuar os efeitos da crise causada pelo Pandemia do Coronavírus. Em seu comunicado, o Banrisul adiantou que será possível a prorrogação de três parcelas dos contratos em aberto.
A iniciativa do sindicato, acontece em um momento extremamente difícil para os servidores estaduais. Devido à necessária paralisação da economia, para combater a COVID-19, o atraso do pagamento dos servidores se agravou no último mês e as perspectivas para os próximos meses são ainda piores.
A medida anunciada é importante, também, para a reativação da economia no nosso estado. Esse dinheiro que deixará de ser arrecadado pelo Banrisul, servirá para aquecer a economia e ajudar a superar a crise, que certamente será uma das maiores da história do nosso país.
Além da iniciativa dos sindicatos e da grande mobilização por parte dos servidores (as), que enviaram e-mails para deputados, prefeitos e vereadores, foi fundamental a ação do presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Fernandes (PT/RS). Desde que as entidades sindicais acionaram a Comissão, o deputado se colocou prontamente a favor da medida e fez várias gestões junto ao governo. É importante destacar, também, a interlocução junto ao governo do estado, feita pelo deputado federal Ronaldo Santini (PTB/RS), que defendeu a reivindicação dos sindicatos junto ao governo.
A UGEIRM vai aguardar o anúncio das regras para a prorrogação dos débitos e intervir, caso elas não atendam as necessidades dos (as) policiais civis. Um ponto é fundamental, as medidas devem persistir enquanto durar a crise do Coronavírus. O prazo anunciado, de três meses, deve ser revisto caso a crise persista durante mais tempo.
O Banrisul é um banco que alcançou importantes resultados financeiros nos últimos anos. Esse desempenho teve grande participação dos servidores públicos, que são os principais clientes do Banrisul. Nesse momento de crise, é fundamental que o banco tenha uma postura de reciprocidade, no mínimo, isentando de juros os servidores públicos que prorrogarem as suas dívidas com o banco. Não é o momento de se obter lucros, mas sim de colaborar na recuperação econômica do estado e dos seus servidores.