Após alagamentos, policiais civis pedem interdição de delegacias
Luís Eduardo Gomes
Durante as fortes chuvas que atingiram o Estado na última semana, delegacias de polícia ficaram debaixo d’água, tornando-se locais propícios para a proliferação de doenças: é o que denuncia o Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores da Policia Civil do RS (Ugeirm), que está pedindo a interdição de delegacias que apresentam problemas estruturais agravados pelo indevido alojamento de presos que aguardam vagas em presídios.
Além da remoção dos presos dos locais, que o sindicato vem solicitando desde 2015, o Ugeirm pede que sejam tomadas providências para melhoria das infraestruturas. Uma das medidas já tomada foi acionar o Corpo de Bombeiros para analisar a denuncia de que as delegacias estão operando sem Projetos de Prevenção contra Incêndio (PPCI).
Fábio Castro, vice-presidente da entidade, denuncia que a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de São Leopoldo, que seria a de piores condições no Estado, foi alagada na semana passada, tendo inclusive “chovido dentro” do local – um vídeo feito pelo sindicato mostra essa situação (ver abaixo) –, e que, nessas ocasiões, sofre com o transbordo de esgoto e infestações de rato. Ali, há presos mantidos em um micro ônibus. “Em São Leopoldo, o esgoto transbordou, o forro meio que desabou, as pessoas andavam no meio da água. Não tem as mínimas condições de seguir funcionando”, diz. No entanto, o mesmo problema de precariedade estrutural e superlotação se encontraria em diversas delegacias do Estado, em especial da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Segundo a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), 262 pessoas estavam detidas em viaturas ou em celas de delegacias de polícias apenas na Região Metropolitana na última sexta-feira – esse número já teria superado a marca de 400 no passado recente. A Susepe não informou o número de presos por delegacia, mas salientou que a maior superlotação ocorre na carceragem da Central de Polícia de Canoas.
Confira mais fotos:


