UGEIRM solicita que Banrisul prorrogue prazos para pagamentos e redução de juros

A direção da UGEIRM encaminhou, ao Governo do Estado, a solicitação de que o governo intervenha junto ao Banrisul, no sentido de que o Banco Estadual adote as mesmas medidas tomadas pelos 5 maiores bancos do país. Em seu ofício, a UGEIRM elenca uma série de medidas para mitigar os efeitos da quarentena imposta a partir do Coronavírus e da consequente crise advinda da queda da atividade econômica mundial. Entre as medidas solicitadas, estão a prorrogação dos vencimentos de dívidas de seus clientes por prazo não inferior a 60 dias, tais como: contratos habitacionais, contratos de empréstimos, consignados entre outros, além de diminuir as taxas de juros aplicadas para contratação de empréstimo, inclusive o referente ao adiantamento de salário.

O objetivo da UGEIRM é a proteção dos (as) Policiais Civis, que estão na linha de frente da garantia do funcionamento necessário da nossa sociedade. Essas medidas, são o mínimo que o governo do estado e o nosso banco estadual podem fazer para que a crise seja enfrentada da melhor forma possível. Não se justifica que instituições privadas, como os cinco maiores bancos do país, tomem essas medidas e o nosso Banco estadual, que tem como missão zelar pela população gaúcha, não se sensibilize com a situação de emergência que vivemos.

Veja, abaixo, o Ofício encaminhado pela UGEIRM

Ref.: SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO DE PRAZOS PARA PAGAMENTO E REDUÇÃO DE JUROS PARA EMPRÉSIMO

Senhor Governador,

Conforme notoriamente sabido e divulgado mundialmente, estamos sofrendo com a pandemia causada pelo vírus COVID-19, o que já ocasionou uma mudança nas relações interpessoais, além de suspensão de atendimento de estabelecimentos comerciais, restrição de aglomerações, entre outras medidas já tomadas em prol de minimizar as consequências da proliferação do referido vírus.

Ocorre que, recentemente os 05 maiores bancos do país, cite-se, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander anunciaram que estão dispostos a atender pedidos de prorrogação, por ao menos 60 dias, de dívidas de clientes referente a contratos firmados com essas instituições, além de algumas terem anunciado a diminuição da taxa de juros a serem aplicadas para serviços prestados, tais como empréstimos.

Visando manter uma isonomia de tratamento e frente a tão gravosa situação enfrentada em relação a mencionada pandemia do COVID-19 a UGEIRM – Sindicato dos Escrivães, Inspetores, Investigadores e Comissários de Polícia, vem por meio deste, solicitar providencias do Governo do Estado no sentido de intervir para que o Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande do Sul venha em consonância com as medidas adotadas pelas instituições financeiras supra referidas, prorrogar os vencimentos de dívidas de seus clientes por prazo não inferior a 60 dias, tais como: contratos habitacionais, contratos de empréstimo, consignados entre outros, além de diminuir as taxas de juros aplicadas para contratação de empréstimo, inclusive o referente ao adiantamento de salário, em prol do bem comum e para viabilizar a sobrevivência de algumas pessoas, tendo em vista as dificuldades enfrentadas em decorrência das já referidas restrições de trabalho, de trânsito e de utilização de estabelecimentos comerciais.

Diante de todo o exposto, a Solicitante pugna por providencias e intervenção para prorrogação de cobrança de dívidas por parte do Banrisul, por prazo não inferior a 60 dias, além da diminuição das taxas de juros aplicadas a empréstimos de todas as espécies, inclusive o referente ao adiantamento de salário (Banrisalário).

Aproveito a oportunidade para apresentar a Vossa Excelência os protestos da minha estima e consideração.

Atenciosamente,

Isaac Delivan Lopes Ortiz (Presidente)
UGEIRM/SINDICATO