Brasil tem mais de 88,5 mil mortes por coronavírus

Da Redação*

O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (28) 921 novos óbitos por coronavírus, elevando o total para 88.539. Também foram registrados 40.816 novos casos da doença, que já infectou, ao menos, 2.483.191 pessoas no país.

O número, relativamente inferior à média das últimas semanas, quando as terça-feiras costumam ser os dias com mais notificações, estaria relacionado à ausência dos dados de São Paulo, que não foram divulgados pela Secretaria Estadual.

Cautela

A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreveu hoje a pandemia de covid-19 como “uma grande onda” e pediu cautela durante o verão do Hemisfério Norte, já que a infecção não compartilha a tendência do vírus da gripe de acompanhar as estações.

“As pessoas ainda estão pensando sobre estações do ano. O que todos precisamos ter na cabeça é que esse é um novo vírus que está se comportando de forma diferente”, disse Margaret Harris durante entrevista coletiva virtual, de Genebra.

Mas ela também expressou o temor de casos de covid-19 coincidirem com casos de gripe sazonal normal durante o inverno do Hemisfério Sul e disse que a OMS está monitorando isso atentamente.

“Se você tem um aumento de uma doença respiratória quando já tem um fardo muito grande de doenças respiratórias, isso coloca ainda mais pressão no sistema de saúde”, disse, pedindo para que as pessoas a se vacinarem contra a gripe.

*Com informações da Agência Brasil