Candidato Humberto Carvalho defende a desmilitarização da Polícia
A Ugeirm recebeu na tarde desta sexta-feira, dia 3 de outubro, o candidato do PCB ao governo do Estado, Humberto Carvalho, e seu vice Nubem Medeiros, no Encontro com os Candidatos ao Governo do estado.
Humberto Carvalho é procurador de Justiça aposentado, mas hoje, advoga para sindicatos e trabalhadores. Candidato do PCB ao Palácio Piratini, concorre sem o apoio de outros partidos e defende uma gestão comunista em relação a temas cruciais do Rio Grande do Sul, como a dívida pública. Na opinião de Carvalho, os movimentos de junho de 2013 estabelecem um “divórcio” com os partidos tradicionais e a insatisfação com a democracia representativa. “O povo quer tomar decisões”, avalia.
Ao apresentar suas propostas, afirmou ser favorável à desmilitarização e unificação das polícias. “Penso também ser necessário mudar a visão do que constitui a segurança pública. Os partidos tradicionais nos passam a ideia de que basta a mera repressão ao crime e o policiamento ostensivo na rua. Isso dá uma falsa sensação de segurança, como na Copa, mas o que o governo federal queria era criar força repressora capaz de impedir manifestações. É preciso fazer com que o Estado trabalhe na prevenção dos crimes, mas também como uma forma de garantir direitos individuais e sociais: em protestos, a polícia vai estar presente para garantir o direito de manifestação, e nunca para reprimir”, salientou.
Sobre a questão salarial dos servidores, entende que a enorme diferença de salários deve diminuir, mas nivelando por cima. Também defendeu o aumento do efetivo da Polícia Civil e a necessidade de investimento na área da perícia.
O presidente da Ugeirm, Isaac Ortiz, entregou o Programa para a Polícia Civil e camisetas da campanha da Verticalidade aos candidatos.