Direção da UGEIRM discute demandas da categoria com o Vice-governador

A direção da UGEIRM se reuniu, na última segunda-feira (19), com o vice-governador do estado, delegado Ranolfo Vieira. A reunião. Solicitada pela direção da UGEIRM, debateu várias questões de interesse da categoria. Entre elas, a reforma Administrativa do governo Bolsonaro, que coloca em risco a estabilidade dos servidores públicos e termina com as promoções por antiguidade. Outros pontos abordados pela direção da UGEIRM, foram as Promoções, reajustes salariais e a implementação do sistema EPROC na Polícia Civil gaúcha.

Veja, abaixo, o detalhamento das questões tratadas na reunião:

EPROC: A direção do sindicato questionou a forma como vem sendo implantado o novo sistema e conveniência disso ser feito nesse momento. O Delegado Ranolfo afirmou que, na opinião dele, o programa deveria ser um avanço e não representar um problema. O Vice-governador se dispôs a servir como interlocutor entre o Executivo e o Poder Judiciário com a finalidade de encontrar uma solução para o problema.

REAJUSTE SALARIAL: O Vice governador afirmou que o governo do estado está impossibilitado de conceder reajuste salarial até 12/2021, em virtude da PEC de Gastos, proposta pelo governo Bolsonaro e aprovada pelo Congresso.

PROMOÇÕES: De acordo com o Delegado Ranolfo, a publicação das Promoções depende da aprovação da Reforma Tributária estadual.

PARIDADE E INTEGRALIDADE PARA QUEM INGRESSOU DEPOIS DE 2015: Foi Informado que a PGE vai se manifestar sobre o assunto, em um prazo de até 15 dias. A direção do Sindicato solicitou que o Vice-governador utilize das suas prerrogativas para viabilizar essa questão, pois, além dos policiais federais já terem sido contemplados, trata-se de um número pequeno de policiais, que não trará nenhum dano às finanças do estado.

PRESOS NAS DELEGACIAS: O Delegado Ranolfo afirmou que a ideia do governo é viabilizar uma maneira para que os presos sejam retirados das Delegacias em um curto espaço de tempo;

PLANTÕES: O Vice-governador se comprometeu em ajudar na busca de uma solução para essa questão. Ranolfo afirmou também que reconhece que esse problema é causado pelo grande déficit de efetivo da Instituição.

REFORMA ADMINISTRATIVA: A direção da UGEIRM levou ao Vice-governador, a preocupação da categoria com o projeto de reforma Administrativa apresentado pelo governo Bolsonaro. Dois pontos preocupam, particularmente, os Policiais Civis: o fim das Promoções por Antiguidade e a alteração da designação “Carreira Típica de Estado” para “Cargo Típico de Estado”, o que provavelmente restringirá o número de categorias inseridas.

LEI ORGÂNICA DA POLÍCIA CIVIL: Esse foi outro ponto levantado pelos representantes da UGEIRM. O Sindicato solicitou ao Delegado Ranolfo que faça a interlocução, junto ao Governo do Estado, para que se estabeleça um processo de discussão do Projeto elaborado pela COBRAPOL em conjunto com a Adepol. O Vice-governador se colocou à disposição e se comprometeu a encaminhar essa discussão junto ao governo do estado.