DPPAs da Capital e Região Metropolitana, superlotadas, estão a ponto de explodir

carceragem_lotadaNesta quinta-feira (11), as DPPAs da Capital e da Região Metropolitana, se encontram em ponto de explosão. Com 185 presos lotando as carceragens, presos em viaturas policiais, algemados nos corredores e o Trovão Azul com mais de 40 presos, o quadro é desolador. O caso mais emblemático é a DPPA de Canoas, que já foi palco de tentativa de rebelião, fugas e até de tomada de policiais de refém e que vive mais um dia de grande tensão. São mais de 40 presos espalhados pela delegacia, amontoados nas celas, salas e algemados nos corredores. A situação chegou a um ponto crítico. A mesma DPPA foi notícia alguns meses atrás, quando uma reportagem flagrou dois presos algemados no corrimão do acesso à delegacia. Na ocasião, a atitude da Secretaria de Segurança, foi determinar a abertura de sindicância para responsabilizar os policiais de plantão.

Deste episódio até hoje, várias medidas foram anunciadas: abertura de mais vagas no sistema prisional, inauguração de Centros de Triagens, etc. Porém, a situação só se agravou, chegando ao ponto de termos 40 presos na delegacia, um número recorde.  Entre esses presos, alguns estão a vários dias detidos em celas sem a mínima condição de higiene e segurança. O risco de uma tentativa de fuga ou rebelião é concreto. A segurança e a integridade física dos policiais e da população se encontra em total risco.

Para o diretor da UGEIRM, Pablo Mesquita, “essa situação já passou do limite. Apenas a sorte explica o fato de não termos perdido a vida de um policial até agora. Amontoar 40 presos em uma DPPA, deixá-los por vários dias sem as mínimas condições de higiene, sem lugar para dormir e tomar banho, essa é a receita para uma rebelião com vítimas. Não podemos esperar que essa tragédia aconteça para tomarmos uma atitude. Ou o governo Sartori/PMDB resolve essa situação, ou temos que pensar em atitudes mais drásticas, como fechar as DPPAs que estiverem superlotadas para garantir a segurança dos policiais e da própria população”.

Veja abaixo a situação das carceragens das DPPAs da capital e região metropolitana nesta quinta-feira:

Canoas: 41 presos

Gravataí: 11 presos + 1 hospitalizado

Alvorada: 12 presos

Viamão: 8 presos

Novo Hamburgo: 15 presos

2ª DPPA: 9 presos

3a DPPA:  47 presos

Trovão Azul: 41 presos