Estão abertas as inscrições para seminário “Vamos falar sobre nós”

seminario_mulheresClique aqui para fazer a inscrição no Seminário
Veja a Programação do Seminário

O evento tem como um de seus propósitos fortalecer o debate das mulheres que atuam na segurança pública e definir pautas específicas dentro das instituições policiais e sindical.

Para pensar e trabalhar nas demandas dessas mulheres foi criada a Diretoria de Gênero da UGEIRM Sindicato. Com o propósito de fazer com que o diálogo sobre as questões das policiais civis chegue a mais mulheres atuantes na segurança, foram realizados, este ano, dois encontros nos quais as profissionais puderam falar de situações do dia a dia que uma mulher policial enfrenta.

Como resultado desses dois encontros prévios, será realizado, no dia 25 de novembro, na sede da FETRAFI, o 1º Seminário construindo a identidade feminina na segurança pública: “Vamos falar sobre nós”. O encontro discutirá as dificuldades e discriminações enfrentadas pelas mulheres que atuam na área de Segurança Pública.

Histórico

Foi, em 1970, que as primeiras mulheres – escrivãs e inspetoras – entraram para a carreira de policial civil no Rio Grande do Sul. Após elas, outras tantas seguiram o mesmo caminho profissional, mas, apesar do aumento do número de mulheres na instituição, poucas foram as mudanças ocorridas para que elas fossem realmente incluídas.

A estrutura da instituição é reflexo da sociedade na qual ela está inserida, logo, enfrentar o machismo e seus desdobramentos faz parte do cotidiano das policiais. Entre as maiores queixas estão a falta de reconhecimento do trabalho exercido pelas mulheres e o assédio moral. A pesquisa “As mulheres nas instituições policiais” divulgada pelo Fórum de Segurança mostrou que 62% das entrevistadas já vivenciou comentários sexuais ou inapropriados no ambiente de trabalho.

Para que esses casos de constrangimento não se repitam e que a discriminação não seja naturalizada será promovido o encontro entre mulheres. A programação consistirá em três painéis: um sobre mulheres nas instituições policiais, outro dirá respeito à construção da identidade feminina dentro das instituições de segurança e o último abordará a história da luta feminina. Entre as painelistas confirmadas estão os nomes de Samira Bueno (diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública), Vera Martins (pesquisadora dos Estudos de Gênero) e Vera Ourique.

O seminário não tem valor de inscrição, é aberto à comunidade e, ao final, do evento será servido um coquetel.