Governo confirma 11 regiões sob bandeira vermelha na 39ª rodada do Distanciamento Controlado

Da Redação

O governo do Estado divulgou na tarde desta segunda-feira (1º) a atualização definitiva do mapa das bandeiras para a 39ª rodada do Distanciamento Controlado (entre os dias 2 e 8 de fevereiro), confirmando 11 regiões sob bandeira vermelha e dez sob bandeira laranja.

O mapa é o mesmo da atualização preliminar, divulgada na sexta-feira (29), uma vez que os pedidos de reconsideração das regiões de Cachoeira do Sul e Passo Fundo foram negados.

Com isso, ficam sob bandeira vermelha a partir desta terça as seguintes regiões: Cachoeira do Sul, Capão da Canoa, Erechim, Lajeado, Palmeiras das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo e Uruguaiana.

Ficam sob bandeira laranja as regiões de: Bagé, Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Guaíba, Ijuí, Novo Hamburgo, Taquara, Santa Rosa e Pelotas.

Em relação à 38ª rodada, que se encerra nesta segunda, apenas a região de Cachoeira do Sul teve elevação de risco, passando da bandeira laranja para a vermelha, Por ouro lado, sete regiões tiveram redução de risco: Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Guaíba, Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa.

Apesar da leve melhora nos indicadores, o que permitiu que menos estados estejam sob bandeira vermelha, o governo alerta para a necessidade de manutenção dos cuidados e respeito a protocolos, como higienização constante, uso de máscara e evitar aglomerações.

O governo tem uma preocupação especial com esta terça, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá, quando costumam ocorrer procissões e celebrações para marcar a data.

No final de semana, foi publicado um decreto proibindo aglomerações com mais de dez pessoas em todos os festejos religiosos para qualquer bandeira e determinando a interdição de todas as praias do litoral e as águas internas (rios e lagoas) do Estado das 18h de segunda-feira até as 8h de terça.