Governo do Estado muda regras das bandeiras mais uma vez e Porto Alegre passa para laranja

Da Redação

O mapa definitivo da 17ª semana do Distanciamento Controlado foi anunciado nesta segunda-feira (31) pelo governo do Estado com mudanças significativas em relação àquele apresentado na última sexta. Após análise dos pedidos de reconsideração feitos no fim de semana, apenas quatro regiões permaneceram em bandeira vermelha: Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa. Já Porto Alegre, que estava vermelha desde 23 de junho, teve pedido de reconsideração aceito e agora se encontra na bandeira laranja.

Além disso, entre essas quatro regiões em vermelho, duas – Santo Ângelo e Ijuí – já aderiram ao sistema de cogestão e estão adotando protocolos intermediários (menos restritivos que os da bandeira vermelha). A região de Santa Rosa encaminhou pedido e aguarda análise do governo.

As novas bandeiras entram em vigor 0h desta terça (1°) e valem até as 23h59 da próxima segunda-feira (7).

O mapa preliminar da última sexta trazia 10 regiões em bandeira vermelha. De acordo com o governo do Estado,  as regiões covid de Taquara, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Canoas e Porto Alegre obtiveram nota final de 1,50, ou seja, exatamente no meio entre a nota da bandeira laranja (nota 1) e da vermelha (nota 2). “Sendo assim, o Gabinete de Crise decidiu, devido ao contexto de estabilização de leitos ocupados por pacientes com covid-19, permitir que as regiões com a nota final em 1,50 ficassem na cor laranja”.

Para permitir a mudança na bandeira, também houve mudança na regra da trava de segurança. “Com a estabilização dos indicadores, o governo entende que é possível conceder as flexibilizações tendo em vista a melhora dos dados na semana recente”.

Na tarde desta segunda, o Estado tinha 77,4% dos leitos de UTI ocupados. Já em Porto Alegre, a taxa era de 88%. Dos 726 pacientes internados em unidades de terapia intensiva na Capital, 368 tinham diagnóstico ou suspeita de contaminação pelo novo coronavírus.

O Gabinete de Crise também fez mudanças nos protocolos recomendados para as quatro bandeiras:

Drive-in (espetáculos tipo cinema e shows):
– Bandeira vermelha: vedado.
– Bandeira laranja: podem funcionar com 75% das vagas, com distanciamento adequado.
– Bandeira amarela: 100% das vagas e distanciamento.
– Bandeiras laranja e amarela: o público deve permanecer dentro dos automóveis; a circulação de pessoas só está autorizada para ira aos sanitários, com uso de máscara e fila com distanciamento demarcado.

Serviços de educação física (academias, centro de treinamento, estúdios e similares):
– Bandeira vermelha: 25% de trabalhadores e modo de operação presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (mínimo 16m² por pessoa).
– Bandeira laranja: 50% de trabalhadores e modo de operação presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (mín. 10m² por pessoa).
– Bandeira amarela: 60% de trabalhadores e modo de operação presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (mín. 6m² por pessoa).

Serviços de educação física em piscina (aberta ou fechada):
– Bandeira vermelha: vedado.
– Bandeira laranja: 50% de trabalhadores e atendimento presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (1 pessoa por raia para natação e min. 10m² por pessoa para demais).
– Bandeira amarela: 60% de trabalhadores e atendimento presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (uma pessoa por raia para natação e min. 6m² por pessoa para demais). Fica permitida a prática de esportes coletivos com contato exclusivo para atletas profissionais.

Clubes sociais, esportivos e similares:
– Bandeira vermelha: pode funcionar com 25% dos trabalhadores e atendimento presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (min. 16m² por pessoa).
– Bandeira laranja: 50% trabalhadores e atendimento presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (min. 10m² por pessoa); fica permitida a prática de esportes coletivos com contato exclusivo para atletas profissionais.
– Bandeira amarela: 60% de trabalhadores e atendimento presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual (min. 6m² por pessoa); também também permite a prática de esportes coletivos com contato exclusivamente para atletas profissionais.

Convenções partidárias: foram definidas regras para os partidos que desejarem realizar convenções partidárias de forma presencial visando as eleições municipais de 2020, como uso obrigatório de máscara, etiqueta respiratória, higienização dos ambientes, ocupação dos assentos ou mesas deverá ser intercalada e distanciamento social de 9m² entre pessoas no local, independentemente se em local aberto ou fechado; entre outras.