Mais de 100 presos lotam as celas das Delegacias da Capital e Região Metropolitana

O problema que parece que não tem fim, explode nessa semana, com 109 presos lotando as celas das delegacias nesta sexta-feira (18). Como a tendência nos finais de semana é de aumento do número de presos, podemos prever um número ainda mais absurdo no início da próxima semana. Desses 109 presos, 24 deles aguardam algemados em viaturas da Brigada Militar, comprometendo, ainda mais, o reduzido contingente da polícia do nosso estado.

Essa situação, em plena Pandemia no nosso estado, chega a ser um escárnio com os (as) Policiais Civis e com a população gaúcha. Se adicionarmos a isso, o fato de que existe uma decisão judicial que obriga o governo do estado a esvaziar todas as delegacias e proíbe a custódia de presos nesses locais, chegamos a uma situação de total descaso do governo com as instituições gaúchas. Nesta semana, o nosso estado alcançou a triste marca de 30.000 mortos pela Covid-19. Manter celas lotadas de presos, é desconsiderar todos esses mortos, colocando os (as) policiais civis e a população, que utiliza os serviços da Polícia Civil, em sério risco de engrossar ainda mais essas estatísticas.

Os Poderes do nosso estado não podem mais fechar os olhos para essa realidade. Está na hora do Judiciário, do Ministério Público e do Legislativo assumirem suas responsabilidades e obrigar o Executivo a tomar medidas definitivas para resolver esse problema. A sociedade do Rio Grande do Sul não pode mais conviver com presos algemados em porta-malas de viaturas, como se isso fizesse parte da normalidade. Em qualquer lugar do mundo, isso seria considerado um crime contra a humanidade, no nosso estado, infelizmente, essa cena se tornou parte da paisagem da Capital do estado.