Mostra “1980” apresenta na Cinemateca Capitólio 22 longas que celebram 40 anos em 2020.

A partir de 10 de março, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra 1980. Repleta de clássicos, exibições especiais e sessões comentadas, a programação apresenta 22 longas-metragens que completam 40 anos de lançamento em 2020.

O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos. As sessões com entrada gratuita estão sinalizadas na grade de programação.

A mostra apresenta conjunto de 12 filmes lançados nos Estados Unidos em um momento de turbulência da Nova Hollywood. A geração jovem que tomou de assalto a cinematografia do país durante os anos 1970 conhecia naquele ano alguns fracassos monumentais de produções ambiciosas. Com o tempo, as obras malditas foram reavaliadas e tornaram-se clássicos do cinema. Fazem parte da programação filmes de Martin Scorsese, Brian De Palma, Robert Altman, Dennis Hopper, Michael Cimino, Paul Schrader, Samuel Fuller, Woody Allen, Clint Eastwood e John Carpenter. Os dois filmes de maior bilheteria dos Estados Unidos em 1980 – Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu!, do trio Jim Abrahams, David Zucker, Jerry Zucker, e O Império Contra-Ataca, de Irvin Kershner – também destacam-se na programação hollywoodiana da mostra.

A sessão de abertura, no dia 10 de março, às 20h, apresenta a produção soviética Conhecendo o Grande e Vasto Mundo, realizada pela cultuada Kira Muratova, em sessão comentada por Marcela Bordin e Juliana Costa, integrantes do Cineclube Academia das Musas. O cineclube que estuda filmes realizados por mulheres em Porto Alegre apresenta outra sessão especial comentada dentro da mostra: Simone Barbès ou a Virtude, da francesa Marie-Claude Treilhou.

Dois clássicos brasileiros restaurados ganham exibições únicas imperdíveis: Pixote – A Lei do Mais Fraco, de Hector Babenco e o canto dos cisnes de Glauber Rocha, A Idade da Terra.

Em diálogo com a obra-prima de Glauber, a mostra exibe os dois filmes que desbancaram o brasileiro no Festival de Veneza de 1980: Glória, de John Cassavetes, e Atlantic City, de Louis Malle. A insatisfação com o resultado motivou um histórico protesto de Glauber durante o festival.

O Projeto Raros exibe Não Brinque com Fogo, um retrato da juventude inconsequente de Hong Kong, dirigido pelo genial Tsui Hark. A sessão conta com apresentação e comentários gravados em vídeo exclusivamente para a programação do crítico Filipe Furtado, curador da mostra Cidade em Chamas: O Cinema de Hong Kong. A mostra 1980 apresenta outro cultuado conto cruel da juventude dos anos 1980, o drama holandês Sem Controle, de Paul Verhoeven.

As sessões especiais não param por aí: um dos longas-metragens mais importantes da história do Níger, O Exilado, de Oumarou Ganda, tem sessão gratuita comentada pelo crítico e pesquisador Pedro Henrique Gomes. E no fim de semana de encerramento da mostra, uma sessão da meia-noite com a obra-prima O Iluminado, de Stanley Kubrick.

FILMES

NOVA HOLLYWOOD EM CRISE

Touro Indomável
(Raging Bull)
EUA, 1980, 129 minutos, HD
Direção: Martin Scorsese
A história de Jake La Motta, um exímio boxeador, um monstro nos ringues que detona tudo e todos dentro dos quatro corners, descontando em seus adversários todos os golpes que a vida lhe dá.

Vestida Para Matar
(Dressed to Kill)
EUA, 1980, 106 minutos, HD
Direção: Brian De Palma
Um terapeuta de Manhattan enfrenta o momento mais aterrorizante de sua vida, quando um assassino psicopata começa a atacar as mulheres de sua vida – usando uma navalha roubada de seu escritório.

Popeye
EUA, 1980, 115 minutos, digital
Direção: Robert Altman
Baseado nos quadrinhos de Elzie Crisler Segar que deu origem ao famoso desenho animado, o filme narra as aventuras do Marinheiro Popeye, remontando as origens de sua história e de seus amigos.

O Portal do Paraíso
(Heaven’s Gate)
EUA, 1980, 219 minutos, HD
Direção: Michael Cimino
1890, estado de Wyoming, Estados Unidos. Um xerife faz o possível para proteger fazendeiros imigrantes de ricos criadores de gado, em lutas por mais terras. Ao mesmo tempo, ele luta pelo coração de uma jovem com um pistoleiro.

Agonia e Glória
(The Big Red One)
EUA/França, 1980, 113 minutos, HD
Direção: Samuel Fuller
Um sargento conduz seu pelotão desde o Norte da África até a Normandia, cruzando toda a Europa. Ao mesmo tempo em que participam de importantes eventos do conflito, o pelotão se envolve em diversos incidentes cotidianos dos civis, involuntariamente envolvidos no horror da guerra.

Bronco Billy
EUA, 1980, 116 minutos, HD
Direção: Clint Eastwood
Ex-vendedor de sapatos compra um circo especializado em números do Velho Oeste e se transforma no caubói Bronco Billy, que faz muito sucesso com as crianças.

A Bruma Assassina
(The Fog)
EUA, 1980, 94 minutos, HD
Direção: John Carpenter
Antonio Bay, uma comunidade pesqueira, está prestes a comemorar cem anos de fundação. Nesses dias, ocorrem estranhos acontecimentos enquanto o lugar é coberto por uma bruma brilhante.

Anos de Rebeldia
(Out of the Blue)
EUA, 1980, 94 minutos, HD
Direção: Dennis Hopper
Anos de Rebeldia é um drama de uma família caindo aos pedaços: o pai, Don, é ex-presidiário e a mãe, Kathy, viciada em heroína. A filha, C.B., é uma jovem rebelde, amante da música de Elvis e de punk rock. Vestida de jaqueta jeans e disparando slogans contra hippies e a discoteca, C.B. é a revolta personificada contra tudo e contra todos.

Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu!
(Airplane!)
EUA, 1980, 88 minutos, HD
Direção: Jim Abrahams, David Zucker, Jerry Zucker
Sátira aos filmes de desastres aéreos dos anos 1970. Durante um voo comercial, os pilotos são afetados por um vírus e agora o destino de um avião lotado de pessoas está nas mãos de um ex-piloto de guerra com medo de voar.

Memórias
(Stardust Memories)
EUA, 1980, 88 minutos, HD
Direção: Woody Allen
Um famoso cineasta assiste a uma retrospectiva de seus filmes e passa questionar sua vida e sua carreira.

Gigolô Americano
(American Gigoli)
EUA, 1980, 117 minutos, HD
Direção: Paul Schrader
Julian ganha a vida como acompanhante de mulheres mais velhas. Quando uma de suas clientes é assassinada, a polícia passa a investigá-lo e a considerá-lo um dos principais suspeitos.

Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca
(The Empire Strikes Back)
EUA, 1980, 127 minutos, HD
Direção: Irvin Kershner
Três anos depois da destruição da Estrela da Morte, a Aliança Rebelde organizou uma base no planeta gelado Hoth. As forças do Império descobrem o local e, sob o comando de Darth Vader, preparam o contra-ataque.

SESSÃO DA MEIA-NOITE

O Iluminado
(The Shining)
EUA, 1980, 140 minutos, HD
Direção: Stanley Kubrick
Jack Torrence consegue um emprego de vigia em um hotel no Colorado, durante a temporada de inverno, e leva a sua família para lhe fazer companhia. Devido à baixa temporada e ao isolamento, Jack começa a ter visões e coisas estranhas passam a acontecer naquele lugar assombrado.

OBRAS-PRIMAS BRASILEIRAS RESTAURADAS

A Idade da Terra
Brasil, 1980, 160 minutos, DCP
Direção: Glauber Rocha
Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse ressuscitam o Cristo no Terceiro Mundo, recontando o mito através dos quatro evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Pixote, a Lei do Mais Fraco
Brasil, 1980, 128 minutos, DCP
Direção: Hector Babenco
Menor abandonado de 11 anos vive na rua após a fuga de um reformatório, onde aprendeu bastante sobre o crime ao conviver com todos os tipos de delinquentes. Ele sobrevive no Rio de Janeiro atuando como traficante, assassino e, até, cafetão.

VENEZA 1980
Atlantic City
França/ Estados Unidos/ Canadá, 1980, 104 minutos, HD
Direção: Louis Malle
Lou é um gângster decadente que vive de recordações do passado, época em que foi grande e temido por todos. Em suas andanças pela cidade, encontra Sally, uma garota que sonha trabalhar em Monte Carlo como croupier.

Glória
(Gloria)
EUA, 1980, 123 minutos, HD
Direção: John Cassavetes
Jack Dawn é contador da máfia. Sob a suspeita de estar passando informações para o FBI, Jack e a família são eliminados. No entanto, o filho de seis anos, Phil, consegue escapar e foge com Glória, uma vizinha que namorou um dos mafiosos.

SESSÕES ESPECIAIS CINECLUBE ACADEMIA DAS MUSAS

Conhecendo o Grande e Vasto Mundo
(Poznavaya belyy svet)
União Soviética, 1980, 73 minutos, digital
Direção: Kira Muratova
Em meio ao cimento e aos tijolos do “progresso”, Lyuba, Mikhail e Nikolay constroem uma fábrica, e os alicerces de uma nova cidade. Por entre os vãos e frestas, um triângulo amoroso, e a consciência da pedra que falta. A cópia do filme foi fornecida pelo Dovzhenko Center, o maior arquivo de filmes da Ucrânia.

Simone Barbès ou a Virtude
(Simone Barbès ou la vertu)
França, 1980, 77 minutos, HD
Direção: Marie-Claude Treilhou
Simone Barbès é funcionária de um cinema pornô. Uma noite, após o trabalho, ela vai a uma boate lésbica. Depois, ela encontra um homem solitário e desesperado.

NÍGER, HONG KONG e HOLANDA EM PERSPECTIVA

O Exilado
(L’exilé)
Níger, 1980, 76 minutos, digital
Direção: Oumarou Ganda
Um rei tem por hábito ouvir os desejos dos seus súbditos circulando disfarçado nas ruas do seu reino. Baseado num conto tradicional africano, um dos filmes mais importantes da história do Níger.

Não Brinque com Fogo
(Di yi lei xing wei xian)
Hong Kong, 1980, 95 minutos, digital
Direção: Tsui Hark
Três jovens amigos vivem aprontando pequenos atos, como colocar uma bomba numa sala de cinema. Uma garota solitária, dada a jogos ainda mais perigosos, entre na vida deles. Do encontro deles e uma mala com notas promissórias japonesas surgirá uma escalada de violência. Esta obra-prima anarquista de Tsui Hark sobre juventude perdida de Hong Kong foi censurada e remontada à época do seu lançamento dado o seu conteúdo confrontador.

Sem Controle
(Spetters)
Holanda, 1980, 123 minutos, HD
Direção: Paul Verhoeven
A história e os infortúnios de três jovens que almejam ser profissionais do motocross e apaixonam-se simultaneamente por uma mesma garota que vende cachorro quente nas corridas. Um retrato chocante dos conflitos da juventude que procura aliviar suas tensões na sexualidade e na competição pelo poder.

GRADE DE HORÁRIOS

10 de março (terça-feira)
20h – Sessão de abertura: Conhecendo o Grande e Vasto Mundo + debate com Cineclube Academia das Musas (entrada gratuita)

11 de março (quarta-feira)
20h – Sem Controle

12 de março (quinta-feira)
18h – Popeye
20h – Anos de Rebeldia

13 de março (sexta-feira)
18h – A Bruma Assassina
20h – Projeto Raros: Não Brinque com Fogo  (entrada gratuita)

14 de março (sábado)
18h – Vestida Para Matar
20h – Touro Indomável

15 de março (domingo)
18h – O Portal do Paraíso

17 de março (terça-feira)
18h – Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu!
20h – Bronco Billy

18 de março (quarta-feira)
18h – Gigolô Americano
20h – Agonia e Glória

19 de março (quinta-feira)
16h15 – Memórias
18h – Anos de Rebeldia
19h40 – O Exilado + debate (entrada gratuita)

20 de março (sexta-feira)
16h15 – Sem Controle
18h30 – Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu!
20h – Projeto Raros Especial: Simone Barbès ou a Virtude (entrada gratuita)

21 de março (sábado)
17h – Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca
19h30 – A Idade da Terra

22 de março (domingo)
16h15 – A Bruma Assassina
18h – Atlantic City
20h – Pixote, a Lei do Mais Fraco

24 de março (terça-feira)
16h15 – Memórias
18h – Glória

25 de março (quarta-feira)
16h15 – Atlantic City
18h – Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca

26 de março (quinta-feira)
14h – Agonia e Glória

27 de março (sexta-feira)
14h – Vestida Para Matar

28 de março (sábado)
14h – Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu!
16h – Memórias
23h59 – O Iluminado

29 de março (domingo)
14h – Gigolô Americano

31 de março (terça-feira)
14h – Touro Indomável
20h – Popeye

1º de abril (quarta-feira)
14h – Bronco Billy
20h – Glória