Nadine Anflor é a primeira mulher a tomar posse como Chefe de Polícia do RS

Com o auditório do Palácio da Polícia lotado, a Delegada Nadine Anflor tornou-se, na última terça-feira (08), a primeira mulher a tomar posse como Chefe de Polícia do Rio Grande do Sul. O evento também marcou a posse do novo Subchefe de Polícia, Delegado Fábio Motta Lopes. A direção da UGEIRM esteve representada na solenidade pelo seu presidente Isaac Ortiz.

Nadine Anflor é Delegada de Polícia desde 2004 e, também, foi a primeira coordenadora das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) de todo o Estado e a primeira mulher a presidir a Associação dos Delegados de Polícia (Asdep).

Em seu discurso, a nova Chefe de Polícia fez questão de destacar os males causados pelos atrasos salariais da categoria e a necessidade de melhoria nos recursos materiais na instituição. Outro ponto lembrado por Nadine, é o clamor dos policiais a respeito das promoções na carreira policial, ressaltando que é necessária uma discussão aprofundada sobre os critérios atuais e o calendário de publicação das promoções. Por último, Nadine garantiu que as horas extras trabalhadas e os sobreavisos sem remuneração são “uma realidade que será enfrentada pela Chefia de Polícia”.

Quanto às prioridades da instituição, a Delegada garantiu que a Polícia Civil seguirá priorizando às elucidações de crimes de homicídio, inquéritos de lavagem de dinheiro, investigação de crimes patrimoniais, violência doméstica e familiar, combate ao tráfico e organizações criminosas, além de crimes contra a administração pública.

O governador Eduardo Leite, durante a sua fala, destacou a capacidade, idoneidade, valores, trabalho e trajetória da Delegada Nadine, celebrando o fato de uma mulher ocupar pela primeira vez o cargo de Chefe de Polícia do RS. Por sua vez, o Vice-Governador e Secretário de Segurança Pública, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, destacou a necessidade de promover a integração da segurança pública, do trabalho com inteligência, organização e metas, além do incremento dos investimentos na área de segurança pública.

Entre as várias autoridades presentes na posse, além do governador Eduardo Leite (PSDB) e do vice govenador e secretário de segurança, Delegado Ranolfo Vieira, também prestigiaram a posse da Delegada Nadine Anflor, o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Deputado Marlon Santos e o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro.