Polícia Civil ganha reforço de 20 viaturas semiblindadas

O governador Eduardo Leite entregou nesta sexta-feira (30), em frente ao Palácio Piratini, 20 viaturas sembiblindadas para a Polícia Civil da Região Metropolitana de Porto Alegre. São caminhonetes zero quilômetro, avaliadas em pouco mais de R$ 4 milhões ao todo, pagas com recursos de transferência do Fundo Especial de Segurança Pública do Estado. Metade dos veículos foi destinada para a Capital.

A semiblindagem garante resistência a disparos de armas como pistola, e as portas podem ser usadas como escudos em tiroteios. A tecnologia de blindagem utiliza na carroceria das viaturas mantas com nove camadas do tecido de fibra de aramida, mais leve do que o aço e com capacidade de resistência quatro vezes maior. Além disso, também há blindagem nos vidros e todos os carros têm certificado do Exército na questão de proteção.

Thank you for watching

Dez veículos vão para a polícia de Porto Alegre, mas ainda não foi divulgado para qual delegacia ou departamento, e as outras 10 viaturas vão para as seguintes cidades: Gravataí, Alvorada, Cachoeirinha, Viamão, Canoas, Esteio, Guaíba, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo

Lauro Alves / Agencia RBS
A semiblindagem garante resistência a disparos de armas como pistola e as portas podem ser usadas como escudos Lauro Alves / Agencia RBS

Em janeiro, 45 viaturas semiblindadas foram entregues à Polícia Civil, e outras 53 para a Brigada Militar (BM), com investimento total aproximado de R$ 17 milhões, com recursos do fundo estadual, mas também do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Para os próximos meses, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) ainda irá entregar à BM outras 103 caminhonetes com proteção balística, a partir de recursos de emenda de bancada federal, no valor de R$ 14 milhões.

Lauro Alves / Agencia RBS
Solenidade de entrega das viaturas ocorreu em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre Lauro Alves / Agencia RBS

Protesto

Durante a entrega das 20 viaturas nesta sexta-feira, houve um protesto por parte de um grupo de policiais civis. Eles estavam com cartazes pedindo urgência nas promoções dos servidores.  Leite informou ao presidente da Ugeirm Sindicato — entidade que representa os agentes, Isaac Ortiz, que cálculos estão sendo feitos e que essa questão deve começar a ser resolvida a partir da próxima semana.