Policiais Civis aposentados podem se candidatar à Força Nacional de Segurança

fsnFoi publicado na última sexta-feira (20), no Diário Oficial da União, o edital de seleção de policiais civis aposentados para atuação na Força Nacional de Segurança Pública. A atuação se dará na condição de colaborador voluntário.

As inscrições podem ser feitas através do sistema intranet do departamento da Força Nacional de Segurança. No edital, também foram divulgados os critérios para participar do processo seletivo, veja abaixo:

– ter se aposentado exclusivamente por tempo de serviço há menos de cinco anos;- não ter sido condenado nem estar respondendo a processo nas justiças estadual, federal, eleitoral e militar;

– não estar respondendo, na instituição de origem, a processo administrativo e não ter sido punido por infração disciplinar de natureza grave nos últimos cinco anos de serviço;

– possuir, no mínimo, cinco anos de experiência em atividade operacional de polícia investigativa.

De acordo com o edital, a forma de colaboração será individual ou em grupo, em ambiente fechado ou aberto, a pé ou com emprego de viaturas, nos períodos diurno, noturno ou em revezamento de turnos e sempre sob supervisão permanente.

O voluntário mobilizado exercerá uma atividade compatível com aquela que exercia na instituição de origem. De forma geral, a atuação se dará na região administrativa (Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sul ou Sudeste) do domicílio do voluntário. A convocação deve acontecer no prazo máximo de dois anos a contar da data da divulgação da aprovação.