Policiais Civis e Penais fazem manifestação durante inauguração do NUGESP

Convocados pela UGEIRM e pela AMAPERGS, vários (as) Policiais Civis e Penais, realizaram, na manhã desta segunda-feira (27), uma manifestação durante a inauguração do NUGESP (Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional). Os Policiais pediam a publicação imediata das Promoções das duas categorias.

Após o protesto, os manifestantes foram recebidos pelo Governador, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, no pátio do NUGESP. As entidades apresentaram suas reivindicações e entregaram ofícios ao Governador. O Delegado Ranolfo Vieira respondeu aos questionamentos e, no que diz respeito às Promoções, explicou que a publicação estava aguardando a homologação do Regime de Recuperação Fiscal por parte do governo federal, que aconteceu na semana passada. A partir daí, foi dado início ao processo, que precisará se encerrar até a próxima segunda-feira (04), devido às restrições impostas pela Lei Eleitoral, que proíbe qualquer tipo de aumento de gastos com pessoal no serviço público, até 180 dias antes do término do mandato.

O Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, também questionou o governador acerca de outras questões referentes aos Policiais Civis. Entre elas, estão a Promoção dos Policiais em estágio probatório, a equiparação com os Capitães da Brigada Militar e a convocação dos concursados. Sobre essas questões, o Governador Ranolfo Vieira indicou uma reunião com a Casa Civil, para tratar desses assuntos. Nessa mesma tarde, a direção da UGEIRM encaminhou um ofício à Casa Civil, solicitando uma audiência, com urgência, para tratar desses assuntos.

O Vice-presidente da UGEIRM, Fabio Castro, saudou o protesto realizado pelos Policiais: “com a nossa mobilização, conseguimos fazer com que o governo nos ouça. O momento para a realização do protesto e o local foram fundamentais. Temos até o dia 4 de julho, para que as nossas Promoções sejam publicadas. Até lá, várias questões precisam ser resolvidas, como a Promoção dos policiais em estágio probatório e a equiparação com os Capitães da Brigada Militar”.  Isaac Ortiz, lembra que “a UGEIRM já protocolou o pedido de reunião com a Casa Civil e vamos pressionar para que o governo cumpra o prometido e publique as nossas Promoções até o dia 4 de julho. Para isso, é fundamental mantermos a mobilização e pressão sobre o governo”.