Policiais das Volantes também aprovam indicativo de greve e Operação Padrão

reuniao_volantesNesta terça-feira (12), os policiais das equipes de Volantes de Porto Alegre, se reuniram para discutir a mobilização contra o parcelamento de salários e pela retomada das promoções. A reunião contou com uma participação expressiva dos policiais do departamento. Os relatos demonstraram as dificuldades causadas pelas políticas do governo Sartori/PMDB, que sucatearam a estrutura da polícia civil dificultando muito o trabalho dos policiais. Entre as principais reclamações, o parcelamento de salários e o atraso nas promoções foram as mais citadas.

Em relação ao parcelamento, foram citados vários casos de dificuldades financeiras enfrentadas pelos policiais, decorrentes do atraso de salários. As promoções também foram cobradas na reunião, com os presentes relatando que é muito difícil continuar com um trabalho de qualidade sem nenhum incentivo, como vem acontecendo desde o início deste governo. Também foi lembrado que o trabalho da polícia vem sendo usado, em propagandas na mídia, como a principal realização do governo Sartori/PMDB. Porém, o tratamento dispensado aos policiais vem sendo o pior possível, sem nenhum reconhecimento ou incentivo.

Indicativo de greve e Operação Padrão

A disposição dos policiais é de dar um basta nesta situação. Em todas as intervenções a revolta com o governo era clara. Para dar uma resposta ao desrespeito do governo Sartori/PMDB, os policiais aprovaram as propostas de um indicativo de greve, da retomada e radicalização da Operação Padrão e da não participação nas operações sempre que os salários atrasarem. Porém, foi ressaltado que isso não pode ser uma atitude isolada de um ou outro departamento. Para evitar as possíveis retaliações do governo, é necessário que todos os policiais participem da mobilização. A avaliação é de que, com a categoria unida, será possível pressionar o governo para reverter essa situação.

Distritais de Porto Alegre se reúnem nesta quarta-feira (13)

Nesta quarta-feira (13), os agentes das Distritais de Porto Alegre estarão reunidos, a partir das 15 horas, no Palácio da Polícia. A reunião também discutirá a mobilização dos policiais contra o parcelamento de salários e pela retomada das promoções. Após a realização de todas as reuniões dos departamentos e do interior do Estado, a UGEIRM vai reunir as propostas aprovadas em uma cartilha, que será distribuída para todos os policiais. Essa cartilha será um instrumento para os agentes tomarem posições conjuntas em resposta aos ataques do governo Sartori/PMDB.

Integralização dos salários não suspende mobilização

No fim da tarde desta terça-feira (12) foi integralizado o pagamento dos salários dos servidores estaduais. O governo fez o pagamento depois que conseguiu uma liminar, concedida pelo STF, que impedirá futuras sanções pelo atraso na parcela mensal da dívida com a União. Porém, o pagamento dos salários não suspende a mobilização dos policiais. O governo ainda não garantiu o pagamento integral dos salários de abril no final do mês e a previsão é de que no mês de maio e, principalmente em junho, a situação se torne ainda mais difícil. Inclusive com a possibilidade do acúmulo do atraso de duas folhas de pagamento. Além disso, não há nenhum aceno do governo com o pagamento das promoções, que já está completando quase um ano e meio de atraso. Por isso tudo, é fundamental a manutenção da mobilização e que os policiais estejam prontos para tomarem atitudes mais contundentes no caso de um novo atraso dos salários.